carbono-zero-louro

O que é a certificação Carbono Zero e porque ela é importante

O dióxido de carbono, mais comumente conhecido como gás carbônico, é um dos protagonistas quando o assunto é conservação do meio ambiente e cuidados com o planeta, mas ele não é realmente um dos vilões da história.

O CO² é importante para o reino vegetal, pois é através dele que é realizada a fotossíntese, processo comum às plantas no qual transformam energia solar em energia química. É um composto natural, liberado no processo da nossa respiração, mas o problema reside no que vai além dos processos naturais.

O gás carbônico também é produzido através da queima de combustíveis fósseis (gasolina, querosene, diesel, carvão vegetal e mineral) e essa quantidade além do normal acaba por desequilibrar e danificar a camada de ozônio. Certamente você já ouviu falar dela.

A camada de ozônio é a responsável por agir como uma espécie de filtro, protegendo nosso planeta da exposição direta aos raios solares. Sendo deteriorada pelo excesso de dióxido de carbono, nosso planeta é cada vez mais exposto aos raios solares. Logo, surge o problema do aquecimento global, comumente chamado de efeito estufa.

Os males do efeito estufa
O efeito estufa, assim como o gás carbônico, não é realmente o vilão da história. O problema surge quando há um desequilíbrio. Nesse caso, quando o efeito estufa sofre um agravamento, elevando a temperatura em ecossistemas ao ponto de afetá-los negativamente.

A elevação descontrolada da temperatura em nosso planeta causa uma série de problemas, como o famoso e já anunciado derretimento de calotas polares e elevação dos níveis dos mares, possivelmente submergindo cidades litorâneas e outras regiões baixas, afetando todos os seres vivos que nelas vivem.

A importância do programa Carbono Zero
O Carbono Zero é uma iniciativa da PRIMA (Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica). Consiste em conferir uma certificação a empresas que assumem o compromisso de compensarem toda a emissão de gás carbônico decorrente de suas atividades industriais através do reflorestamento.

O reflorestamento atua diretamente na redução do agravamento do efeito estufa, uma vez que as plantas, através da fotossíntese, consomem esse CO² para produzirem energia e, em troca, liberam oxigênio.

Além disso, o plantio de árvores também age em prol da recuperação da biodiversidade, reequilibra ciclo das águas, realimenta lençóis freáticos de microbacias, evita a erosão do solo, regulariza a temperatura de microrregiões e muito mais.

Colabore com um mundo mais verde e saudável exigindo de empresas o selo Carbono Zero!

Louro é uma marca Lorenzetti Química, empresa certificada pelo selo Carbono Zero de responsabilidade ambiental. Saiba mais sobre a obtenção desta certificação clicando aqui.

Deixe um comentário:

  • norma

    muito legal e aprendi mais um pouco abrço

    • louro

      Que bom que nossas dicas foram úteis para você Norma! Um beijo :D

Newsletter

Receba todas nossas novidades