efeito-estufa-louro

Entenda o efeito estufa e a ação do carbono na atmosfera

O efeito estufa é um processo natural para manter a temperatura da Terra em 15 graus, ideal para o equilíbrio das vidas de nosso planeta. Sem o efeito estufa, a terra ficaria muito gelada e seria impossível qualquer forma de vida das espécies animais e vegetais. Porém, de todos os raios solares emitidos para o planeta, apenas 50% é absorvido pela atmosfera e o restante fica na superfície terrestre irradiando calor.

Sabemos que o maior responsável pelo efeito estufa é o ser humano, que libera em grande quantidade o dióxido de carbono, produzido a partir da queima de combustíveis de veículos automotores. Mas essa não é a única fonte emissora de gases na atmosfera. Queimadas liberam muitos gases poluentes que favorecem o super aquecimento. Outros gases que também contribuem para o efeito estufa são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Todas essas camadas de poluentes criam um isolante térmico na terra e assim o calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo sérios problemas ao planeta.

Consequências do efeito estufa

- mudanças climáticas (temperaturas frias ficaram quentes, lugares úmidos sofreram com estiagem e áreas férteis ficaram inférteis).

- Tempestades, furacões e tornados.

- Contribui para o derretimento das calotas polares (o que origina a elevação das temperaturas).

- Extinção da fauna e da flora.

O que podemos fazer para melhorar?

Existem algumas ONGS internacionais que já tomam medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera, mas se fizermos um pouquinho cada um, com certeza fará a diferença.

- Plante uma árvore na sua casa, na praça ou no terreno de um amigo ou parente.

- Diminua o uso do carro, moto e afins.

- Evite desmatamentos e queimadas.

- Economize energia elétrica.

- Coma menos carne bovina e suína, pois esse animais emitem metanos em seus dejetos.

- Recicle o lixo, sempre!

Fazendo essas pequenas mudanças, você com certeza estará garantindo um futuro melhor para seus filhos, netos e para o mundo. Pensar consciente é pensar em um todo e não só em si mesmo. E é com essa visão que a Lorenzetti Química trabalha, aliando qualidade e consciência ambiental. Isso fez com que a empresa conquistasse o selo de Carbono Zero, sendo uma das pioneiras do setor a reter toda a emissão de gases, que contribuem diretamente para o efeito estufa.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades