limpeza-pecas-bocal-boca-fogao

20 dicas infalíveis para retirar gordura do fogão e do forno

Ninguém gosta de conviver com aquela gordura no fogão que insiste em permanecer incomodando a gente na hora de cozinhar. Todo o cuidado envolvido no preparo dos alimentos significa mais saúde na vida de quem vai saboreá-los e, por isso, a limpeza correta e eficiente, tanto do fogão, quanto do forno, é fundamental. Sabemos que limpar fogão e limpar forno não são tarefas fáceis. Mas podem e devem ser feitas. Diante disso, separamos para você 20 dicas que vão ajudar na retirada de manchas de gordura, principalmente aquelas difíceis de serem removidas.    

20 dicas infalíveis para retirar gordura do fogão e do forno

1. Na hora de limpar seu fogão, retire as grelhas e os bicos. Estes devem ser colocados de molho por no mínimo 5 minutos numa solução de água com vinagre. Depois disso, limpe-os com uma bucha dura ou palha de aço e, em seguida, use um pano seco que seque e também absorva os resquícios de sujeira.

2. Jogue um pouco do mesmo detergente que você usa para lavar a louça na superfície do fogão e aguarde pelo menos um minuto para que a gordura se solte.

3. Atente-se para as recomendações do fabricante do seu fogão. Certamente, ele dirá para você nunca usar ácidos ou abrasivos. Respeite a dica!

4. Não se deve jogar água no fogão enquanto ele ainda estiver quente. Isto porque as mudanças bruscas de temperatura prejudicam o revestimento do fogão. Afinal, ninguém quer ter rachaduras no esmalte da pintura, não é mesmo?

5. Passe uma esponja ou um pano macio ligeiramente úmido sobre toda a superfície horizontal, porta e laterais.

6. Não use bombril ou qualquer outra palha de aço para evitar riscar seu fogão. O mesmo vale para as escovas muito duras.

7. Depois, repita a operação, secando todas as partes do fogão com pano seco e limpo.

8. Desentupa os queimadores com um palito de dentes ou simplesmente soprando os orifícios. Direcione-os para um foco de luz para verificar se ficaram completamente desobstruídos.

9. Se o seu fogão for de aço inox, para retirar as manchas, ponha água quente com suco de um limão ou com duas colheres de vinagre branco de maçã. Deixe de molho por cerca de 15 minutos.

10. Não utilize produtos abrasivos, removedores ou outros produtos que contenham soda cáustica. Além de serem tóxicos, eles estragam o fogão e deixam resíduos prejudiciais à saúde.

11. Os botões do painel de controle também podem ser retirados para limpar e eliminar toda a gordura que se acumula em volta.

12. Pingue gotas de limão nos bocais quando eles ainda estiverem quentes. Depois, esfregue-os com esponja de aço e sabão de coco.

13. Certifique-se se os bocais não estão entupidos. Em caso positivo, use um fio de metal para limpar.

14. Não use palitos de dente para desentupir os bocais. Eles podem quebrar lá dentro e dificultar a retirada.

15. Confira se não há vazamento de gás no seu fogão. Passe uma esponja umedecida em um pouco de detergente na tubulação. Se aparecerem bolhas de sabão é porque o gás está vazando.

Limpeza-do-forno

16. Para limpar o forno, aqueça-o ligeiramente, removendo com cuidado o excesso de gordura e possíveis restos de comida usando um pano úmido e também uma esponja de lavar a louça já usada. Para facilitar a limpeza, coloque um pires com amônia dentro do forno quando ele esfriar. Deixe por algumas horas e só então faça a limpeza completa. A gordura e as outras sujeiras se soltam com o efeito do vapor da amônia.

17. Não use esponjas de aço nem facas ou objetos cortantes.

18. Com o forno já frio, passe o pano úmido para retirar os restos da gordura.

19. Seque-o com pano limpo.

20. Para limpar fornos autolimpantes, passe um pano úmido internamente diversas vezes até o pano sair limpo.

Gostou das nossas dicas de limpeza? Se você também tem algum segredinho para limpar forno e fogão, conte pra gente nos comentários e veja também nossas dicas para manter sua cozinha perfumada por mais tempo

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades