como-limpar-panos-de-prato-2

Como deixar seus panos de prato desengordurados e brancos

Sem dúvida nenhuma, os panos de prato são um dos acessórios mais usados em uma cozinha. Ele serve para enxugar pratos e talheres, dar aquela enxugadinha na pia, no fogão, pegar em cabos de panelas quentes, retirar formas quentes do forno, e tem até quem o use, de repente, para espantar algum inseto que insiste em voar em hora imprópria. Com todo esse uso e alguns outros, é claro que o pano de prato também é uma inesgotável fonte de fungos e bactérias. Para que possamos evitar que toda essa ameaça chegue aos alimentos, hoje vamos dar algumas ideias de como limpar, desengordurar e higienizar o seu tão usado pano de prato.

Deixe os enfeitados para decoração

Antes disso, é preciso lembrar que panos de prato com muitos detalhes de decoração, como bordados e colagens, devem ser usados somente como decoração. O ideal é que seja confeccionado com tecido branco, absorvente e, de preferência, de algodão.

Existem várias técnicas de limpeza de panos de prato, mas dependem da intensidade e tipo de uso de cada um. Se você terminou de utilizar o pano e se o mesmo não estiver encharcado, pode-se colocá-lo para secar e utilizar mais uma vez. Caso contrário e, principalmente, se o utilizou com frituras, o ideal é colocar o pano de prato para secar e deixar separado para lavar depois.

Vamos lá? Veja como limpar seus panos de prato:

  • Para manchas em geral:

Aplique detergente de lavar louças ou água oxigenada 10 volumes sobre o tecido ainda seco, sem molhar, para remover qualquer espécie de sujeira. Esfregue e depois coloque de molho por 2 horas em água com sabão em pó bem dissolvido. Esfregue novamente e enxágue bem.

O vinagre branco também é um ótimo tira manchas natural. Deixe o líquido atuar diretamente no pano. Depois lave-o normalmente.

  • Para desengordurar:

Ferva os panos de prato por 10 minutos em uma das soluções abaixo, que servirão tanto para remoção da gordura, quanto para remoção de bolor.

  1. Água + sabão em pó + bicarbonato de sódio

  2. Água + rodelas de limão

  3. Água + bicarbonato de sódio + sal de cozinha

  4. Água + 1 colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de sabão em pó

  5. Água +1 colher de sopa de sabão em pó + 1 colher de sopa de bicarbonato

Após a fervura, deixe o molho esfriar naturalmente e lave-os como de costume.

  • Encardidos ou amarelados:

Quando o pano estiver encardido (cinzento-amarelado, pelo uso ou mal lavado), o tratamento sugerido é esfregar com sabão de coco, depois passar na água e colocá-lo em um balde com um litro de água, meio copo de água sanitária e meio copo de sabão em pó. Deixe de molho por seis horas. Retire, enxágue e deixe secar. Importante: a água sanitária só pode ser usada para panos brancos, pois os coloridos irão desbotar.

Separe as peças na hora de lavar

Mais uma dica: não lave os panos de prato juntamente com toalhas de banho ou rosto, panos de chão ou panos de limpeza. Se lavá-los em máquinas de lavar, regule o nível baixo de água, coloque no ciclo roupa branca ou encardida. Se quiser, use amaciante. Seque-os ao sol ou mesmo à sombra.

Todas essas receitas são antigas, talvez dos tempos de nossos avós, e funcionam pra valer. Atualmente, existem outras formas de limpeza, como colocar o pano de prato no micro-ondas. Mas, segundo os próprios fabricantes, esta prática não é muito indicada. Por se tratar de um tecido muitas vezes impregnado, isso pode acabar infectando também o aparelho, no qual são preparados e esquentados seus alimentos. Portanto, nessas horas é melhor a sabedoria antiga.

Quer mais dicas de limpeza? Continue acompanhando nossos artigos!

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades