roupas escuras

Como lavar roupas escuras e evitar as famosas penugens

Roupa preta é linda, elegante, coringa e está presente em todos os guarda-roupa, assim como o azul marinho e o marrom, cores escuras que também são bastante usadas em uniformes de trabalho. Peças com essas tonalidades merecem um cuidado especial no momento da lavagem, no armazenamento e até na hora de usar. Vamos falar um pouco sobre como lavar roupas escuras.

Atire a primeira pedra quem nunca encontrou no guarda-roupa aquela peça de roupa preta linda, mas cheia de penugens. O problema pode estar na forma como ela está sendo lavada e armazenada. Com alguns cuidados simples, você pode evitar que roupas escuras peguem penugem.

Como lavar roupas escuras e evitar as famosas penugens:

1. Separe as peças de roupa

Roupas escuras devem ser lavadas separadamente. Para isso, antes de lavar, classifique as roupas em escuras, coloridas e brancas.

Separe também por tipo de tecido: toalhas, moletons e lã são tecidos que costumam soltar pelos durante a lavagem. Por isso, devem ser lavados separadamente. Cuidado especial também com tecidos finos e seda, eles pedem uma lavagem mais delicada.

2. Tire as manchas primeiro

Se perceber que a peça possui alguma mancha, gordura ou outra sujeira, procure tirar a mancha antes de colocar na máquina, aplicando um produto específico para remover a mancha de roupa escura. Cuidado com alvejante para não tirar a cor da peça.

Caso a peça já esteja com penugem, procure passar uma escova ou esponja antes de levá-la para máquina. Isso evita que os fiapos se soltem na lavagem e se prendam nas outras peças.

3. Lave a peça pelo avesso

Mesmo lavando separadamente, lave as peças escuras pelo lado avesso. Isso ajudará na prevenção das penugens.

4. Cuidados com a máquina de lavar

As máquinas de lavar acabam acumulando fiapos em seu interior devido ao uso constante. O ideal é fazer uma lavagem periódica para evitar o acúmulo de sujeira e prevenir que se solte provocando fiapos e penugens nas roupas escuras.

Atenção também para o ciclo de lavagem. Procure usar o ciclo suave que preserva as roupas delicadas e evita que soltem penugens que possam ficar presas nos filtros e se soltar durante um ciclo mais longo ou intenso.

Se sua máquina de lavar roupas é do tipo que usa com água quente, procure evitar esta temperatura para as cores escuras. Elas podem desbotar mais facilmente e até encolher.

Também não coloque muita roupa dentro da máquina de uma vez só, o atrito entre elas pode ocasionar o surgimento de bolinhas e penugem.

Outros cuidados com as roupas escuras:

  • Roupas escuras devem ser penduradas do avesso, na sombra e livres de pregadores de roupa, evitando assim manchas e desbotamento

  • Não use gilete para retirar bolinhas das peças escuras. Para bolinhas, pelos e penugens, use um rolo adesivo específico para este fim, ou então o lado mais áspero de uma esponja de cozinha que ainda não foi utilizada

  • Na hora de passar a roupa, use a temperatura especificada na etiqueta para evitar estragar a peça

  • Procure manter as roupas escuras separadas das roupas claras no guarda-roupa. Se possível, pendure do avesso e até dentro de saquinhos para proteger das penugens

Com esses cuidados simples, suas roupas escuras estarão sempre perfeitas e prontas para serem usadas.

Você tem alguma dica especial para este tipo de lavagem? Comente aqui. E se gostou do texto, compartilhe.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades