toalhas.jpg

Como eliminar manchas de protetor solar das roupas e toalhas

Proteger a pele dos efeitos nocivos do sol é fundamental, seja na hora de pegar aquela praia durante as férias ou no dia a dia. Evitamos riscos de queimadura, retardamos o envelhecimento e diminuímos as probabilidades do câncer de pele.

O único porém desse hábito super importante são as manchas de protetor solar que ficam nas roupas após o uso. Como abandonar o uso do produto está totalmente fora de cogitação, o jeito é aprender os melhores truques para retirar as manchas.

É tudo uma questão de química

Ironicamente, o “culpado” pelas manchas de protetor solar é, ao mesmo tempo, o “herói” da proteção. É o composto químico chamado avobenzone, cuja função é absorver o espectro dos raios UVA.

Ele é um óleo solúvel, o que facilita espalhar o filtro solar pelo corpo, mas facilita também a formação de manchas justamente pela textura oleosa. As manchas se formam ainda com mais facilidade quando o avobenzone entra em contato com minerais. E adivinha o que tem na água do mar (sal) e da piscina (cloro)? Exato, minerais.

Dois truques para remover manchas de protetor solar

Se a química é a base de tudo, é com química que vamos atacar as manchas de filtro solar.

1. Detergente líquido neutro

O detergente tem a capacidade de quebrar as moléculas de gordura, por isso ele é usado neste caso.

Basta aplicar o produto na região da mancha e esfregar respeitando a sensibilidade do tecido. Siga esfregando até que notar o desaparecimento da mancha. Ao final, basta lavar e enxaguar.

2. Limão

O limão é capaz de remover manchas, especialmente aquelas mais teimosas. Também tem ação alvejante, o que pode ser útil no caso de tecidos claros.

Molhe a região da mancha com água fria, esprema o limão sobre a área e deixe secar. Depois, enxague e lave a roupa normalmente.

Importante

Em ambos os casos, é importante que você elimine as manchas de protetor solar antes de lavar as roupas. Se a peça já tiver sido lavada, as partículas de gordura já terão se integrado às fibras do tecido, o que tornará a remoção das manchas mais difícil.

É possível evitar as manchas de protetor solar?

Sim, há algumas maneiras de fugir das manchas de filtro solar. Claro, nenhuma delas inclui abrir mão do protetor, pois já vimos o quão essencial ele é para a nossa saúde.

  • Tecido. Evite tecidos sintéticos, pois as manchas ficam mais resistentes nesse tipo de material. Dê preferência a roupas de algodão e fibras naturais
  • Textura. Dê preferência também para protetor solar em creme, ao invés do spray ou aerosol. Apesar de o spray ser mais prático de aplicar, você tem mais dificuldade para controlar a direção do jato do produto, que pode acabar atingido a roupa. Com o creme o controle é maior
  • Fórmula. Procure por um protetor solar sem avobenzone na fórmula. Normalmente, os filtros para bebês e crianças não têm o componente químico. Para ter certeza, leia o rótulo antes de comprar

Para facilitar a remoção de manchas, use o Alvejante sem Cloro. Ele é eficaz na lavagem e não desbota suas roupas, justamente pela ausência de cloro na fórmula.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades