limpeza-pesada.jpg

Veja como fazer uma verdadeira faxina de Natal

Fim de ano é um bom momento para colocar tudo em ordem e preparar-se para o novo ano que se inicia. E não se trata apenas de comprar uma agenda novinha e fazer planos e metas. Uma faxina de Natal também deve estar incluída neste processo de renovação. Afinal, sua casa é o espaço que te acolhe e te dá energia diariamente para colocar em prática o que planejou. Mas para fazer a faxina que a sua casa merece é preciso muito mais que uma simples vassoura uma arrumaçãozinha às pressas. Quer ver como?   

Não vá com sede ao pote. Faça um planejamento antes de começar

Você não vai fazer uma faxina corriqueira só pra dar um jeitinho na casa e sim uma faxina de Natal. É uma limpeza daquelas! Por isso, é preciso antes de tudo levantar o que precisa ser feito para otimizar o trabalho. Faça o seguinte:

  • Um dia antes de começar a faxina, tire algumas horas para analisar cômodo por cômodo da casa. Não tenha pressa ao fazer essa observação
  • Pegue um caderno, separe uma folha por cômodo e faça uma lista do que precisa ser limpo ou arrumado em cada cômodo
  • Anote absolutamente tudo que precisa de cuidado, dos maiores aos menores detalhes
  • Para a lista de cada cômodo, enumere as tarefas em ordem crescente, da mais difícil para a mais fácil

Esta etapa precisa ser feita com bastante calma. Sabe aquela limpeza nos azulejos da cozinha pra retirar a gordura que você está adiando desde o almoço da Páscoa? Aquela pilha de papéis que foi acumulando mês a mês na estante da sala? Os potes de creme quase vencidos ocupando espaço inútil na pia do banheiro? Não deixe nada pra trás! Dessa forma, você terá uma visão detalhada do que deve ser realizado e a faxina será feita de um modo bem mais certeiro.

Comece a sua faxina de Natal pelo mais pesado

Pode parecer desanimador a princípio mas, acredite, esta é uma técnica de produtividade e bom uso do tempo muito aplicada no mundo corporativo. Ao fazer o que é mais difícil primeiro, você vai se livrar da maior parte do trabalho antes, e as tarefas menores vão fluir melhor na sequência. Lembra-se daquela lista de cada cômodo que você fez no começo? Avalie qual cômodo será o mais trabalhoso e comece por ele. Depois, em cada cômodo, considere a enumeração de tarefas que você fez e siga a ordem, começando pela mais pesada e deixando as mais simples por último. Pra você, organizar o guarda-roupa é mais trabalhoso que dar um jeito na escrivaninha? Comece por ele, então, e cuide dos detalhes menores na sequência.

Não elimine apenas sujeira, elimine coisas também!

Retomando mais uma vez o que foi dito no início: esta não é uma faxina qualquer, é uma faxina de Natal. O objetivo é deixar a casa mais limpa e também mais organizada e harmônica. Por esse motivo, a preocupação não deve ser apenas em eliminar sujeira, mas também aquilo de que você não precisa mais. A propósito, o Natal é uma época ótima para praticar esse tipo de desapego. Sabe aqueles programas de TV de arrumação e decoração, em que as pessoas separam caixas para colocar itens a serem descartados e itens a serem doados? Copie essa ideia. Faça a limpeza sempre tendo em vista o que vai pro lixo e o que pode ser útil para outra pessoa. Descarte devidamente o que vai pro lixo, tendo o cuidado de mandar para a reciclagem o que puder ser reaproveitado. Ajeite com carinho o que será doado, lave ou limpe se for necessário e repasse para instituições de confiança.

Use os produtos adequados para fazer a limpeza

A sujeira não é o único alvo da faxina de Natal, mas é um dos principais. Portanto, capriche na limpeza e escolha os produtos mais apropriados pra cada caso. Não economize: lance mão de limpa-vidros, detergente, desinfetante e um limpador perfumado pra deixar aquele cheirinho agradável quando tudo estiver finalizado. Antes de começar a faxina, verifique se você tem todos os produtos disponíveis e, caso contrário, saia para comprar o que estiver faltando para evitar interrupções na limpeza. Quer uma mão extra na sua faxina de natal? Use o Cloro Líquido Alvejante Concentrado. Ele é ótimo para remover limos e sujeiras de pisos, paredes e telhados.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades