limpar-couro.jpg

Como higienizar materiais em couro

Sejam móveis, calçados ou roupas e acessórios, peças de couro são um diferencial para a decoração da casa ou composição do visual. São elegantes, têm um charme quase eterno, caem bem com tudo e compensam o investimento muitas vezes alto. Ao mesmo tempo, a manutenção também deve ser à altura.

Higienizar materiais em couro é um processo fundamental para garantir que a tão famosa durabilidade das peças de fato se verifique na prática. É muito importante ter em mente que o couro nada mais é do que uma pele. Sendo assim, precisa de cuidados constantes para manter o viço.

Pense na sua própria pele: o que acontecerá se você deixar de tomar banho ou de usar produtos hidratantes? Certamente sua pele irá ressecar e ficar com um aspecto horrível, nada saudável. A lógica é a mesma para o couro.

Como higienizar materiais em couro

Rotina de cuidados é o termo mas adequado quando falamos em higienizar materiais em couro. Portanto, faça uma limpeza leve e hidrate frequentemente e busque fazer uma limpeza completa ao menos duas vezes por ano.

Além disso, preste atenção no seguinte quando for higienizar materiais em couro:

  • Evite o contato com o sol. Lembre novamente que o couro é uma pele e a exposição à luz solar excessiva e permanente é danosa para qualquer tipo de pele
  • Evite também o contato com umidade, produtos químicos pesados e substâncias gordurosas
  • Caso algum material em couro esteja manchado, não esfregue as manchas com força, pois isso pode danificar a peça
  • Óleos vegetais, como o de amêndoas, são suaves e podem ser usados para a higienizar materiais em couro, pois cumprem a função de hidratação, tão necessária para objetos e acessórios desse tipo
  • Considere também produtos próprios para o couro, como cremes de proteção, ceras e condicionadores
  • Verifique sempre a etiqueta ou manual de instruções antes de higienizar materiais em couro para não correr o risco de aplicar produtos que irão comprometer suas peças, móveis e acessórios

Seguindo estes cuidados, você previne estragos e aumenta a vida útil dos produtos em couro de modo geral.

É importante também você seguir recomendações específicas conforme o tipo de material em couro – móveis e estofados em geral, calçados e roupas e acessórios. Veja a seguir dicas próprias para cada um deles:

Móveis e estofados

Para a limpeza rotineira, é necessário usar um pano seco ou aspirador de pó para remover a poeira. Quanto mais frequente for o uso do estofado em couro, mais frequente também deve ser esse tipo de limpeza. Se considerar necessário, use um pano umedecido com água para arrematar esta limpeza mais frequente.

Para fazer uma limpeza mais profunda, lembre-se da recomendação dada no tópico anterior, de fazer uma higienização completa duas vezes por ano. Neste caso, use um produto específico para hidratar e condicionar o couro. Faça a limpeza em um ambiente arejado para otimizar o processo.

Calçados

Na hora de limpar sapatos, sandálias e botas em couro, comece removendo resíduos mais pesados de sujeira, como lama, poeira, etc. Use uma escova de maneira suave nesta etapa. Em seguida, use uma flanela para finalizar a limpeza e deixe o calçado em um local arejado.

Roupas e acessórios

Para higienizar bolsas, cintos e carteiras em couro, use um pano úmido e um sabão neutro para acessórios e roupas de tons mais claros. No caso dos mais escuros, um pano levemente úmido ou até mesmo seco pode ser o suficiente.

Há também no mercado cremes condicionadores e de proteção que podem ser usados a cada dois meses, por exemplo. Lembre-se de verificar as instruções do produto e a etiqueta do seu material em couro para ter certeza de que a aplicação é segura.

Limpeza é fundamental sempre, não é mesmo? Conheça a linha de produtos da Use Louro, desenvolvidos especialmente para cuidar da sua casa e dos seus pertences com eficiência e leveza.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades