Lavar-Lã-Batida.jpg

Como lavar corretamente casacos de lã batida

Outono e inverno marcando presença no calendário, temperaturas caindo. É hora de se aquecer e se agasalhar melhor. Os casacos de lã batida e outras peças do tipo que ficaram esquecidas lá no fundo do guarda-roupa voltam à ativa e passam a ser mais usadas no período.

Mas para que sejam usados novamente e consigam resistir durante toda a estação, é preciso lavá-los. Primeiro, para remover o cheiro de “guardado” ou até mesmo de mofo depois de tantos meses esquecidos num canto em função do calor. Segundo, para garantir sua devida higienização ao longo de toda temporada de frio, quando eles serão bastante utilizados.

É aí, então, que surgem as dúvidas: lavar à mão ou à máquina? Como evitar as bolinhas? E como não estragar o tecido? Tire a seguir essas e outras dúvidas.

Casacos de lã batida: lavar à mão ou na máquina?

Uma dúvida comum na hora de lavar casacos de lã batida é sobre qual o melhor método para fazer a limpeza: à mão ou à máquina?

Antes de tudo, verifique a etiqueta para saber se o uso da máquina é recomendado ou não. Caso seja permitido, tenha em mente os prós e os contras de usar a máquina. Se por um lado há a praticidade, por outro a fricção e a força centrífuga da máquina podem modificar a estrutura do tecido. O calor da água e o sabão, dependendo da composição, também podem alterar a estrutura da lã.

Porém, isso não quer dizer que a máquina seja uma grande vilã para lavar casacos de lã batida. Tomando alguns cuidados, e respeitando as recomendações da etiqueta, você pode fazer uso do equipamento.

Lavar casacos de lã batida na máquina

Se a etiqueta do seu casaco informa que ele pode ser colocado na máquina de lavar, siga estes passos na hora de fazer a lavagem:

Escolha o sabão corretamente

Dê preferência para os sabões neutros, pois eles são formulados especialmente para tecidos mais delicados. Além disso, lembre-se de usar quantidades pequenas do produto.

Cuidado com a temperatura da água

A água deve ser sempre fria. Algumas máquinas permitem que você configure a temperatura de maneira separada ao ciclo. Neste caso, escolha sempre a água fria. Caso a sua máquina permita apenas a escolha do ciclo, opte sempre por aquele que funciona com água fria.

Atenção para o tipo de ciclo

Para preservar a integridade dos casacos de lã batida, é importante que o tecido não seja exposto a muita força ou muitos atritos. Tendo isso em mente, você deve escolher um ciclo que provoque o mínimo movimento possível. Pode ser o modo lento ou modo de lavagem suave, conforme o modelo da sua máquina. A mesma lógica vale para a duração do ciclo. Escolha aquele que for executado no menor período de tempo ou com menor intensidade.

Capriche na proteção

Para garantir que o tecido dos casacos de lã batida será preservado, você pode colocá-los em um saco próprio para lavar roupa, pois ele é feito justamente para proteger roupas delicadas. Caso você opte por lavar outras peças de roupa junto com o casaco, coloque apenas outras peças igualmente delicadas, evitando tecidos pesados, como jeans.

Seque naturalmente

Não use a função de secar da máquina para os casacos de lã batida, pois isso pode causar fricção desnecessária que irá danificar o tecido. Deixe a peça secar naturalmente. Ao retirar da máquina, remova o excesso de água e coloque-o aberto sobre uma toalha em uma mesa ou qualquer superfície lisa. Evite pendurar em um varal para que o casaco não sofra deformações.

Casacos de lã batida: lavar à mão

Mesmo que a opção por lavar os casacos de lã batida à mão seja menos agressiva, é importante seguir algumas recomendações:

Cuidado no preparo da água

Assim como na máquina, a água para lavar casacos de lã batida também deve ser fria. O sabão também deve ser neutro e deve ser dissolvido antes de colocar a peça, evitando assim que haja alguma reação química no tecido. Feito isso, deixe de molho por no máximo dez minutos.

Use movimentos suaves

Movimente o casaco de molho torcendo-o levemente, de maneira suave, para não danificar o tecido.

Enxague em água fria

Para remover o sabão do casaco, faça o enxague também em água fria. Ao espremer a peça para retirar a água, faça movimentos delicados.

Seque naturalmente

A dica para secar os casacos de lã lavados à mão é a mesma para os casacos lavados à máquina. Faça a secagem natural, sem usar máquina. Evite também secar sob o sol. E lembre-se de deixá-lo em uma superfície plana, pois pendurá-lo pode causar deformações no seu formato.

Outras dicas importantes

Independentemente do método de lavagem escolhido, procure lavar o mínimo possível os casacos de lã batida para evitar excesso de atrito no tecido. Isso também evita o aparecimento das temidas bolinhas, que comprometem a aparência do casaco.

Lembre-se também de fazer uma pré-limpeza antes de lavar, usando uma escova própria ou pano úmido, para remover pelos, restos de alimento e outros resíduos.

Para lavar seus casacos de lã batida e outras peças delicadas, opte pelos produtos da linha de roupas da Use Louro, que limpam deixando um perfume agradável e não agridem os tecidos.

Deixe um comentário:

  • Pamela Lenoir

    Muito bem explicado

Newsletter

Receba todas nossas novidades