Doenças-de-inverno.jpg

Inverno gera doença? Saiba como prevenir doenças no frio

Friozinho, aconchego, fondue, caldos e aquela sensação gostosa de se aquecer debaixo do cobertor. O inverno tem todo o seu charme de uma estação única. Mas, como praticamente tudo nesse mundo, ele tem também seu lado negativo. A recorrência maior de determinadas doenças, principalmente aquelas de origem respiratória e que são transmissíveis, é um desses lados não tão legais do período. 

A razão para esse maior agravamento das doenças durante a estação está na própria característica do período mais frio: com a temperatura mais baixa e o ar mais seco, os vírus, bactérias e outros micro-organismos circulam e se proliferam com muito mais facilidade. Além disso, a tendência das pessoas de permanecerem mais tempo em ambientes fechados torna-se um agravante a mais dentro dessas condições climáticas.

O que resta, então, é procurar prevenir doenças típicas dessa época para que o lado bom do inverno prevaleça sobre os males do período, permitindo que todos aproveitem ao máximo o que há de melhor nos dias frios.

Doenças mais comuns durante o inverno

Veja, a seguir, algumas das doenças mais comuns nesse período e como preveni-las. Mas lembre-se também de sempre consultar um médico quando surgirem quaisquer sintomas que te causarem desconforto.

Resfriado

Impossível começar essa lista com outra doença senão com o resfriado. Quem nunca sofreu desse mal durante o inverno que atire a primeira pedra, não é mesmo? E quem nunca confundiu gripe com resfriado que atire outra pedra também.

Embora os sintomas de uma gripe e resfriado sejam quase os mesmos (coriza, dor de garganta, espirros), os efeitos de um resfriado costumam ser mais brandos e menos duradouros.

Para prevenir doenças como o resfriado, é importante lavar muito bem as mãos e o nariz. Sempre que possível, faça isso com água e sabão. Mas se estiver em um local sem acesso a esses recursos, como no transporte público ou na rua, use o álcool em gel. Você pode encontrar hoje opções no mercado com embalagens pequenas e portáteis, próprias para carregar na bolsa ou na mochila.

Gripe

Como dito anteriormente, junto do resfriado, a gripe é uma das doenças mais recorrentes no inverno. Seus sintomas podem ser parecidos com os de um resfriado, mas geralmente são mais intensos. Alguns podem ser mais evidentes também em quadro de gripo, como febre alta e dores musculares e nas articulações.

Assim como no caso do resfriado, a higienização de mãos e nariz é fundamental. Tomar a vacina contra a gripe também é uma boa forma de prevenção.

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção aguda das vias pulmonares. Além de febre alta, calafrios e catarro, pode provocar também complicações respiratórias em seus estágios mais graves. Para prevenir, deve-se manter sempre as mãos lavadas e higienizadas, evitar o fumo e vacinar-se.

Rinite

A rinite também é bastante recorrente durante o inverno. É bem possível que você ou alguém que você conhece jpa tenha sofrido com aquela irritação no nariz, espirros e coceiras decorrentes de uma inflamação. Normalmente, a reação alérgica é causada por poeira e ácaros, além de pelos de animais. Por isso, uma das maneiras de prevenir a rinite é manter o ambiente sempre limpo.

Otite

Continuando na família das inflamações, a otite é outra doença de inverno bastante comum. O seu alvo é inicialmente a garganta e, na sequência, pode se prolongar para o ouvido, causando aquela dor tão comum na região durante os dias frios. Dor nas regiões afetadas e febre são alguns dos seus sintomas.

Para prevenir doenças como a otite, a recomendação é manter as vias aéreas sempre bem higienizadas.

Sinusite

A sinusite é mais uma inflamação cuja incidência aumenta nos dias mais frios do ano. Neste caso, a área inflamada é aquela ao redor do nariz, os chamados seios nasais. Dores na região, dor de cabeça, congestionamento nasal e secreções são alguns dos sintomas. Um descongestionante nasal pode ser usado para prevenção da sinusite, desde que feitas as devidas recomendações médicas.

Bronquite

Mais uma doença que inflama algum componente do sistema respiratório, a bronquite atinge mais precisamente os brônquios, o que dificulta a circulação de ar dentro dos pulmões. Para se prevenir, é importante evitar o fumo.

Alergias

Não seria possível finalizar essa lista de doenças de inverno sem falar de uma das mais recorrentes. As alergias são causadas por reações do organismo a elementos diversos, como poeira, mofo, pelos de animais, produtos químicos, dentre outros. Os sintomas são facilmente identificáveis: tosse, espirro e a famosa coceira no nariz.

A boa ventilação dos ambientes e também sua limpeza frequente são maneiras de se evitar alergias no inverno. O álcool em gel pode ser um ótimo aliado para prevenir doenças e para a limpeza do ambiente, podendo ser aplicado em superfícies em geral.

Dicas gerais para prevenir doenças no inverno

Como você pode ver, há maneiras específicas de prevenir doenças no inverno conforme o tipo de enfermidade. Porém, alguns procedimentos básicos podem ajudar a prevenir doenças como um todo e garantir que a estação seja desfrutada como merece. Em todo caso, ao surgirem quaisquer sintomas de incômodo, lembre-se de consultar um médico e não caia na tentação de se automedicar.

Tenha atenção para o seguinte:

  • Mantenha os ambientes sempre ventilados e arejados, preferencialmente com contato da luz solar
  • Tente ficar o mínimo possível em ambientes fechados e em aglomerações
  • Limpe bem todos os ambientes e também roupas de cama, cobertores e casacos, principalmente depois de muito tempo guardados
  • Priorize uma rotina de vida saudável, com alimentação equilibrada, hidratação e prática de exercícios e sono regular
  • Lave sempre bem as mãos com água e sabão ou com álcool em gel e evite tocar olhos, boca e nariz com as mãos sujas ou após o contato com superfícies diversas

Conheça o álcool em geral desenvolvido pela Use Louro com as melhores matérias-primas, garantindo alta eficiência para prevenir doenças e para a limpeza e higienização.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades