Edredons-e-cobertores.jpg

Veja como evitar e eliminar ácaros dos cobertores e edredons

Chega o inverno e uma das coisas mais prazerosas de se fazer é passar a noite – e, se possível, boa parte da manhã – debaixo de cobertores e edredons, curtindo o calor da cama e aquela preguiça que o friozinho traz junto com ele. Mas esse momento de relaxamento pode acabar trazendo problemas e até doenças, alergias e outras reações se as cobertas não estiverem devidamente limpas.

Em um país tropical como o Brasil, onde as altas temperaturas dominam na maior parte do ano, é normal que os cobertores e edredons fiquem mais tempo guardados do que em uso, o que potencializa o acúmulo de poeira, mofo e ácaros. Quem nunca pegou o cobertor de lá do fundo do armário no início do inverno e não sentiu aquele famoso “cheiro de guardado” logo de cara, não é mesmo?

Fora o odor desagradável, há todas as complicações para a saúde trazidas pelos ácaros, que têm uma alta capacidade e velocidade de reprodução. Eles provocam alergias de todos os tipos nas pessoas, desde as mais simples até as mais intensas.

No caso das alergias respiratórias, as mais comuns, os sintomas variam entre tosses, espirros, coceiras, olhos lacrimejantes e chiado no peito. Eles também são responsáveis por alergias na pele (as dermatites atópicas), blefarite (uma inflamação das pálpebras), rosácea (inflamação da pele do rosto) e sarna.

Cobertores e edredons livres de ácaros

Para evitar esses problemas, não tem outro caminho: é preciso ter muito cuidado com a limpeza e conservação de cobertores e edredons ao longo de todo ano, com cuidados específicos conforme a época e de acordo com o uso.

Limpeza

O primeiro passo é fazer aquela lavagem caprichada antes do uso, para ficar livre daquele cheiro de fundo de armário.

Comece sacudindo bem os cobertores e edredons para remover a sujeira mais superficial, como poeira, pelos e outros possíveis resíduos. Se você avaliar que a quantidade de poeira é muito grande, um outro recurso pode ser aspirar os cobertores e edredons antes de lavá-los.

No momento de lavar, opte por um lava roupas neutro e alvejante sem cloro, pois produtos mais suavez reduzem o risco de irritações e alergias. Se as peças forem usadas por pessoas alérgicas, essa recomendação deve valer mais ainda.

Verifique as instruções de lavagem para evitar danos às peças e certifique-se também que sua máquina tem capacidade para suportar cobertores e edredons. Além disso, como são peças muito pesadas, o ideal é que sejam lavadas separadamente, tanto para não sobrecarregar a máquina quanto para garantir uma limpeza mais eficaz.

Ao secar, coloque sob o sol. Na hora de passar, utilize o ferro sem vapor. É importante evitar a umidade, pois ela favorece o acúmulo de ácaros e outros micro-organismos.

Lembre-se de lavar as peças periodicamente, pois assim você evita a proliferação de ácaros.

Conservação

Entre uma semana e outra, caso não haja tempo hábil para fazer uma lavagem de manutenção nos cobertores e edredons, passe-os com ferro a seco ou aspire-os. É uma medida paliativa para evitar o acúmulo de ácaros, mas não deve ser usada como substituto definitvo para as lavagens.

Passado o inverno, na hora de guardar os cobertores e edredons, mantenha-os em um saco plástico, preferencialmente aqueles que são fechados a vácuo. Como não vai haver entrada de ar, a reprodução de micro-organismos fica impossibilitada.

Cuidados extras

Lavar periodicamente os cobertores e edredons é fundamental para evitar o acúmulo de ácaros e resíduos diversos. Mas de nada adianta tantos cuidados com a roupa de cama se o restante do quarto e da casa não recebe o mesmo zelo.

Por isso, lembre-se de cuidar também da limpeza de todo ambiente para evitar ácaros de um modo geral. Mantenha os cômodos da casa sempre ventilados, com as janelas abertas e aproveite a luz do sol. Isso vai deixar a casa livre de umidade.

Varra e/ou aspire o chão e evite o acúmulo de poeira nos móveis e em outras superfícies. Lembre-se também de virar o colchão mensalmente e de passar o aspirador de pó no mesmo com frequência. Não deixe também de lavar periodicamente fronhas e lençóis.

Tenha cuidado também com a conservação e proteção dos travesseiros. Ao menos uma vez por semana, deixe os travesseiros sob o sol para eliminar a umidade e afastar os riscos de alergia.  Caso você tenha travesseiros que não estão sendo usados, guarde-os em sacos fechados a vácuo, da mesma forma que foi recomendado para os cobertores e edredons fora de uso.

Cuidado redobrado também com tapetes, carpetes e cortinas. Atenção também à limpeza de estofados, como sofás, poltronas e cadeiras. Lembre-se também de manter limpos armários e gavetas, sejam eles os que acondicionam roupas, toalhas ou roupas de cama.

Por fim, não se esqueça de alvos menos óbvios, como tolhas de mesa, panos de prato e toalhas. Evite a umidade e a sujeira nesses itens domésticos e lave-os frequentemente.

Lavar os cobertores e edredons frequentemente é uma das principais maneiras de evitar ácaros. Conheça a linha de produtos para roupas da Use Louro e garanta a limpeza da sua roupa de cama.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades