mau cheiro na roupas

Saiba como evitar mau cheiro nas roupas após lavadas

Não há nada mais frustrante do que se deparar com o mau cheiro nas roupas após lavadas, não é mesmo? Fica aquela sensação de  trabalho desperdiçado, fora o receio de que o cheiro ruim fique impregnado na roupa e a preguiça de ter que fazer a lavagem toda outra vez.

Para evitar que isso aconteça, é importante que você tenha atenção em todas as etapas de cuidado com a roupa, desde o momento em que ela é separada para lavar, passando pela pré-lavagem, o momento de lavar em si, até a hora de secá-la. Erros simples em qualquer uma dessas fases podem acabar resultando em mau cheiro nas roupas após lavadas. E se os erros se acumularem ao longo das etapas, o odor só piora.

Aprenda, a seguir, como prevenir o mau cheiro nas roupas em cada um desses estágios. 

Evite o mau cheiro nas roupas antes mesmo de lavá-las

Muitas vezes, o cheiro ruim que fica nas roupas após lavadas não é culpa do processo de lavagem em si, mas de algo que você fez ou deixou de fazer enquanto elas ainda estavam sujas. Portanto, antes de lavar as roupas sujas, preste atenção no seguinte:

Não deixe peças molhadas que estão sujas separadas por muito tempo

Tomou um temporal na rua e chegou em casa com a roupa toda ensopada? Voltou da academia com a roupa pingando? Não caia na tentação de largar as peças no cesto de roupa suja pra lavar “quando der tempo”. Lave-as imediatamente, pois a umidade é uma das grandes responsáveis pelo mau cheiro nas roupas. Quando você decidir lavá-las, já pode ser tarde demais para tirar o odor.

Remova o causador do odor primeiro

Pode ser que o mau cheiro nas roupas tenha sido causado pela mancha de algum produto no tecido ou por uma região impregnada de suor, por exemplo. Se este for o caso dê antes um tratamento específico à área de origem do odor antes de fazer a lavagem normal. Do contrário, o cheiro ruim pode acabar passando para toda a peça.

Mantenha a máquina de lavar sempre limpa e arejada

Em algumas situações, o problema do mau cheiro nas roupas pode estar na sua máquina de lavar. Isso mesmo!  O acúmulo constante de água e produtos químicos dentro da máquina pode acabar formando pontos de mofo dentro do equipamento e, consequentemente, impregnar as roupas.

Sempre que terminar de usar a máquina, deixe a tampa aberta por algum tempo para que os resíduos de água se sequem e haja circulação de ar no seu interior.

Previna o mau cheiro nas roupas durante a lavagem

Pode parecer a coisa mais improvável do mundo, mas o cheiro ruim nas roupas pode ser culpa de algum procedimento feito durante a lavagem, inclusive alguns hábitos muito bem intencionados e que você julgaria inofensivos. Tome os cuidados a seguir e aprenda como evitar o mau cheiro nas roupas enquanto elas são lavadas:

Não deixe as roupas de molho por muito tempo

Você acha que quanto mais tempo uma roupa de molho, melhor? Pois saiba que esse exagero pode ser um dos responsáveis pelo odor desagradável.

É fato que esta é uma etapa necessária na hora de lavar roupa, principalmente para peças manchadas ou com sujeira pesada. Mas quando o molho ultrapassa a casa das duas horas, a química do sabão começa a reagir com os micro-organismos presentes na água e na roupa, resultando no cheiro ruim.

Coloque somente a quantidade recomendada de sabão na máquina

Outro hábito cheio de boas intenções na hora de lavar a roupa é caprichar na quantidade de sabão. Afinal, quanto mais sabão, maior a lavagem e também melhor o cheiro final, certo? Errado.

O excesso de sabão pode deixar resíduos que não vão ser completamente dissolvidos pela água e isso pode acabar deixando um mau cheiro nas roupas. Quando o sabão for concentrado, esse risco é ainda maior. Portanto, respeite as quantidades de produto recomendadas pelos fabricantes do sabão e da máquina de lavar.

Não lave muitas roupas de uma só vez

Às vezes a pressa ou o excesso de praticidade fazem você entupir a máquina de roupa suja, não é mesmo? Mas isso pode acabar causando mau cheiro nas roupas, pois a carga muito alta de peças impede que a máquina faça uma lavagem eficiente. Portanto, vá com menos sede ao pote e coloque para lavar apenas a quantidade de roupas adequadas à capacidade da sua máquina.

Fique livre do mau cheiro nas roupas na hora de secá-las

Você fez tudo certo: não enrolou pra lavar as roupas sujas, usou a quantidade adequada de produtos, não exagerou no molho, a máquina de lavar está ok… Mesmo assim ficou aquele mau cheiro depois da lavagem? Então, pode ser que você tenha feito algo errado na hora de secar. Para não correr esse risco outra vez, tenha em mente o seguinte:

Seque as roupas em ambiente ventilado

Já foi dito anteriormente, mas não custa repetir: a umidade é uma grande vilã para o mau cheiro nas roupas. Por essa razão, ao colocá-las para secar, é importante que isso seja feito em um ambiente muito bem ventilado e arejado, com boa circulação de ar e de luz. Do contrário, elas vão demorar a secar e a água acumulada vai se converter em mau cheiro.

Cuidado com a maneira de pendurar as roupas molhadas

Ao colocar as roupas para secar, evite dobrá-las o máximo possível. As partes dobradas podem receber menos ventilação, demorar mais para secar e, por fim, ficar com odor desagradável. Por essa razão, procure secar as roupas estendidas em cabides ao invés de usar os prendedores, que exigem que as peças sejam dobradas em alguma parte.

O uso de produtos adequados também é essencial para evitar o mau cheiro nas roupas. Conheça os sabões e amaciantes da Louro especialmente desenvolvidos para deixar suas roupas limpas e perfumadas.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades