etiqueta.jpg

Você lê as etiquetas das roupas antes de lavá-la? Conheça os símbolos e a importância de entendê-los

Você já perdeu a camiseta preferida porque ela queimou com a temperatura alta do ferro ou encolheu na máquina de lavar? Esses problemas poderiam ser evitados apenas olhando as etiquetas das roupas.

Muitas pessoas sequer prestam atenção nela, porém, todas as informações sobre como fazer a limpeza da roupa estão escritos nela por meio de símbolos. Eles informam o melhor método para lavar, alvejar, secar, passar e lavar a seco dependendo do tipo de tecido. Na maioria dos casos as etiquetas das roupas contém apenas os desenhos, por isso, saber o que cada um significa facilita muito o processo de lavagem.

Os símbolos são os mesmos no mundo inteiro e são válidos para itens de cama, mesa, banho e vestuário. Então você não precisa desvendar outros “enigmas” na hora de lavar as roupas compradas em outros países. Neste artigo, vamos te dar uma ajudinha para mostrar o que cada um deles significam. Vamos lá? 

Entenda a importância de ler as etiquetas das roupas

Cada tecido possui as suas características, por isso, fazer o processo de lavagem de maneira correta é importante para conservar as peças por mais tempo. Quando você não segue as instruções dadas pelo fornecedor no momento da lavagem, os riscos são muito maiores da roupa manchar, desbotar, encolher ou transferir a cor de um artigo para outro.

Conheça os símbolos na hora da lavagem

As instruções são divididas em 5 categorias cobrindo todo o processo de limpeza das roupas, são elas:

Lavar

Com relação ao primeiro processo, as etiquetas informam como a peça deve ser lavada, a temperatura ideal da água e as especificações do enxágue. Existem 2 maneiras de fazer o processo de lavagem: à mão ou na máquina. O símbolo da bacia indica que ela pode ser feita de ambas as formas. Conheça as outras variações:

  • uma mão dentro do recipiente: lavar manualmente com água na temperatura de até 40 ºC;
  • um traço embaixo do recipiente: ao optar pela máquina, a lavagem deve ser reduzida;
  • 2 traços embaixo do recipiente: a peça não deve passar por torções;
  • um “x”: não é recomendado lavar a peça, porém, caso esteja úmida requer um tratamento delicado.

A temperatura da água também é importante durante o processo, nesses casos, a temperatura máxima é indicada pelo número dentro do reservatório.

Alvejar

Para saber como clarear as suas roupas, preste atenção nos triângulos que estão nas etiquetas. Eles aparecem nas seguintes formas:

  • triângulo vazio: todos os alvejantes podem ser utilizados;
  • um “x”: nenhum alvejante deve ser usado na roupa;
  • as letras CL: é indicado o uso de cloro diluído em água fria.

Secar

O processo de secagem é representado pelos quadradinhos nas etiquetas das roupas. Fique atento às suas variações:

  • um traço horizontal: a peça deve ser colocada nessa posição para secar;
  • 3 traços na vertical: a peça deve secar na vertical por gotejamento;
  • uma curva na parte superior do quadrado: a peça deve ser estendida em um varal;
  • um ponto: a secagem mecânica é indicada na temperatura baixa;
  • 2 pontos: a secagem mecânica é indicada na temperatura máxima;
  • um “x”: não utilizar a secagem mecânica.

Passar

Para saber como passar a sua roupa sem riscos, procure pelo símbolo de um ferro nas etiquetas. A temperatura ideal é indicada pelo número de pontinhos dentro do símbolo:

  • 1 ponto: o ferro de passar deve estar na temperatura baixa, de até 110 ºC;
  • 2 pontos: o ferro de passar deve estar na temperatura média, de até 150 ºC;
  • 3 pontos: o ferro de passar deve estar na temperatura alta, de até 200 ºC;
  • um “x”: o símbolo indica que a peça não deve ser passada.

Lavar a seco

A lavagem a seco utiliza solventes químicos para fazer a limpeza e é recomendada para tecidos delicados. Nas etiquetas das roupas ela é simbolizada por um círculo nas seguintes variações:

  • letra A: a lavagem pode ser realizada com todos os tipos de solvente universal;
  • letra F: a lavagem deve ser realizada apenas com o uso do hidrocarboneto;
  • letra P: a lavagem deve ser realizada apenas com o uso do percloretileno;
  • um “x”: não é recomendado lavar a seco.

Recapitulando

Para facilitar na hora de lavar as roupas, a imagem a seguir reúne todos os símbolos que podem aparecer nas etiquetas das roupas.

Outras dicas importantes

Além de conhecer os símbolos que estão nas etiquetas das roupas, algumas dicas vão ajudar a deixar as suas roupas limpas e bonitas por mais tempo. Confira!

1. Separe as peças de uso pessoal e as de uso doméstico

A dica de separar as roupas brancas e coloridas você já conhece. Porém, também lave separadamente as roupas pessoais das outras peças da casa, como panos utilizados para a limpeza e mantas dos animais domésticos. As toalhas de mesa e panos de prato contém restos de alimentos e gordura que podem manchar as outras peças. E os panos de limpeza e as mantas dos pets, precisam de uma lavagem mais pesada, o que pode danificar as roupas mais delicadas.

2. Evite deixar as roupas de molho por muito tempo

Peças que ficam muito tempo de molho podem ficar com um cheiro ruim, manchas e até desbotar. Deixe de molho com água e sabão apenas quando for realmente necessário e por, no máximo, 2 horas.

3. Limpe a máquina de lavar regularmente

Quando a sua máquina de lavar foi limpa pela última vez? Essa pergunta parece ser estranha mas até a lavadora de roupas também precisa de uma limpeza regular. Ela é importante para aumentar a vida útil do eletrodoméstico e eliminar odores e sujeiras que podem penetrar nas suas peças.

Evite pesquisar por receitas caseiras e milagrosas na internet para não danificar o equipamento. Siga as orientações fornecidas pelo fabricante e faça a limpeza interna e externa a cada 6 meses.

Seguindo as instruções que estão nas etiquetas das roupas você não vai correr o risco de estragar aquela sua camiseta preferida. Cada peça tem as suas características que demandam cuidados especiais na hora de lavar, alvejar e passar. Dessa forma, as suas roupas vão ficar bonitas e bem cuidadas por muito mais tempo.

Os produtos utilizados durante o processo de lavagem também influenciam no resultado final. A Use Louro possui uma linha completa de sabões, amaciantes e alvejantes para deixar as suas roupas limpas e perfumadas sem danificar os tecidos!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades