geladeira.jpg

7 dicas para organizar sua geladeira e evitar mau cheiro

Abrir a geladeira e sentir um cheiro desagradável é muito frustrante. Quando ele aparece é sinal de que algo está errado e algum produto passou do prazo de validade ou o eletrodoméstico precisa de uma limpeza. Organizar sua geladeira também previne o desperdício e a contaminação dos alimentos, protegendo a saúde da sua família.

Neste post, vamos explicar como limpar e organizar sua geladeira de forma fácil em 7 dicas! Você está pronto para dar adeus ao mau cheiro na geladeira?

1. Guarde cada alimento no seu devido lugar

A geladeira não mantém a mesma temperatura em todo o seu interior. A gaveta superior é mais fria do que a porta da geladeira, por exemplo. Essas diferenças influenciam na conservação dos alimentos, por isso, é importante saber qual é o melhor local para guardar cada item.

Gaveta superior

A parte superior é a mais indicada para armazenar carnes e outros itens que precisam ser conservados em locais mais frios.

Prateleira superior

Como já falamos, quanto mais alto, menor a temperatura. Por isso, a prateleira mais alta é ideal para guardar leite e derivados, como manteiga, requeijão e queijo. Ela também é um ótimo lugar para gelar as bebidas.

Geralmente, as pessoas guardam os ovos na porta, não é? Mas para organizar sua geladeira, as prateleiras superiores são os locais mais indicados para armazená-los, pois não há variação de temperatura e também evita o balanço que acontece ao abrir e fechar a porta.

Prateleiras do meio

As prateleiras intermediárias são ideais para guardar os alimentos prontos para consumo e sobras que vão ser consumidas rapidamente. Coloque nessa parte da geladeira os itens que não precisam de uma máxima refrigeração para serem conservados, como leite, bebidas, doces e enlatados.

Gaveta inferior

Esse é o local menos refrigerado e com maior umidade da geladeira, por isso, é o melhor lugar para guardar frutas, legumes e verduras. Porém, frutas que estragam rapidamente, como o morango e a amora, devem ficar na parte mais fria.

Porta da geladeira

A porta da geladeira é ideal para armazenar molhos, como ketchup, mostarda, extrato de tomate, vinagre e garrafas de refrigerante.

Congelador

No congelador armazene carnes, sorvete e porções prontas, como sobras de alimentos, pizzas e lasanhas congeladas. Mas antes de guardar colocar algo no freezer, verifique se o pote é adequado para baixas temperaturas para evitar o risco dele estourar.

2. Use peças de acrílico para organizar sua geladeira

No quesito organização, os organizadores de acrílico são uma ótima pedida. Por serem transparentes, fica mais fácil visualizar tudo que está dentro da geladeira. E para otimizar o espaço, prefira os potes quadrados ou retangulares para organizar sua geladeira e aproveitar cada cantinho.

3. Evite guardar alimentos vencidos

Esta dica parece óbvia, mas com uma geladeira desorganizada fica difícil ver todos os alimentos que estão ali. Para evitar o desperdício, compre o suficiente para consumir durante a semana e congele as porções.

Um método, muito usado por restaurantes, é o PVPS (primeiro que vence, primeiro que sai). Nele, é recomendado que os itens com data de vencimento mais próxima, devem ser colocados na frente daqueles com prazo de validade maior.

4. Use potes para guardar os alimentos

Além dos alimentos com validade vencida, outro causador de mau cheiro na geladeira são os alimentos que ficam abertos. Por isso, para organizar sua geladeira use potes para guardar os restos de comida e enlatados. Preferencialmente, escolha recipientes de vidro, pois não guardam cheiro e não possuemBPA (bisfenol A), substância que é liberada do plástico quando o recipiente está quente e contamina o alimento.

Manter os alimentos fechados também evita a contaminação cruzada, que pode causar infecções e intoxicação alimentar. Dessa forma, mantenha o que está cru separado do que está cozido e pronto para ser consumido.

Para melhorar a organização, escolha potes transparentes e coloque uma etiqueta para ser mais fácil de encontrar o que você procura sem passar muito tempo com a geladeira aberta.

5. Limpe a geladeira regularmente

Para organizar sua geladeira e deixá-la livre do mau cheiro é ideal fazer uma limpeza geral a cada 15 dias, em média. Antes de começar, desligue-a da tomada, coloque os alimentos em sacolas térmicas e jogue os que estão vencidos fora. Para limpar a parte interna e externa, confira o passo a passo a seguir:

Limpeza externa

  1. Use um pano seco e limpo para retirar toda a poeira da superfície;
  2. Misture meio litro de água morna com 2 gotas de detergente neutro;
  3. Molhe uma esponja macia na solução e lave toda a parte externa;
  4. Retire o detergente com um pano úmido e;
  5. Use um pano limpo e seco para finalizar a limpeza.

Limpeza interna

  1. Retire e lave todas as prateleiras da geladeira em água corrente com uma esponja macia e detergente neutro;
  2. Umedeça a esponja com água morna e o detergente neutro e limpe todo o interior da geladeira;
  3. Limpe a borracha que veda a geladeira e;
  4. Use um pano úmido para retirar todo o detergente e seque com um pano limpo.

6. Use produtos da cozinha para evitar o mau cheiro

Alguns produtos que você tem em casa são grandes aliados para evitar o mau cheiro. São eles: pó de café, bicarbonato de sódio e carvão ativado.

Coloque uma pequena quantidade de pó de café em um pote aberto dentro da geladeira após fazer a limpeza, preferencialmente na porta onde existe uma circulação maior de ar. Caso prefira usar o bicarbonato de sódio, faça uma diluição em água antes. E, no caso do carvão ativado, coloque 2 pedrinhas no interior da geladeira para absorver os odores.

7. Saiba quais alimentos não devem ser guardados na geladeira

É comum colocarmos alimentos na geladeira mesmo quando não temos certeza se essa seria a melhor opção. Porém, certos itens duram mais e conservam melhor os nutrientes quando estão em temperatura ambiente. Alguns exemplos são o alho, a maçã, manjericão, azeite, mel, pão e café.

Limpar e organizar sua geladeira não é complicado. Tornar essas atividades um hábito diminui o desperdício de comida, conserva adequadamente os alimentos e elimina os riscos de contaminação.

Gostou das dicas? Não há nada melhor do que ver a sua casa limpa e protegida! Para isso, a Use Louro tem uma linha completa para a casa. Confira!

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades