Categoria: Fornecedores

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Funcionários capacitados agradam clientes exigentes e geram lucro para a loja

Existem fatores decisivos para aumentar a rentabilidade de um negócio como o de um mercado ou armazém ou de uma loja de supermercado, seja ela de rede ou não. Entre os mais importantes, estão o controle de custos, a produtividade e a estratégia de marketing. O que muitos empreendedores não cogitam é que, ao lado desses fatores, a satisfação do cliente tem o mesmo peso.

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Os impactos da má gestão do departamento de compras em sua empresa

Normalmente visto como um área de atuação bastante operacional dentro das empresas, ao longo da última década a função do departamento de compras tem ganhado um caráter cada vez mais estratégico. Isso acontece uma vez que a rigorosa seleção de fornecedores, assim como a gestão da negociação com esse importante stakeholder das organizações, é o primeiro passo para a definição do catálogo de produtos oferecidos, impactando diretamente nos preços praticados pela empresa.

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5 dicas para aperfeiçoar o setor de compras da empresa

Um trabalho ineficiente da equipe de compras pode afetar toda a suplly chain de uma empresa e comprometer seriamente os resultados de vendas do seu negócio. Fornecedores com problemas financeiros, que não são confiáveis em relação a prazos e qualidade previamente acordados, ou um relacionamento complicado entre sua equipe de compradores e os vendedores dos seus fornecedores podem trazer impactos negativos para todos os demais departamentos do seu supermercado.

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Cuidados para evitar produtos vencidos em seu mercado

Na correria do dia a dia, com tantas atividades para se fazer em um mercado, é possível que apareçam produtos vencidos nas prateleiras. Esse tipo de situação é um grande deslize, que pode inclusive afetar as vendas e a imagem da empresa. Além disso, também pode ser considerado crime sujeito a detenção de dois a cinco anos ou multa, conforme a Lei nº 8.137/1990. Para evitar problemas com a clientela e com os órgãos de fiscalização, confira a seguir dicas para não ter produtos vencidos nas gôndolas do seu mercado.

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Como criar e organizar uma agenda de fornecedores?

A maioria das organizações conta com uma multiplicidade de fornecedores para auxiliá-las nas suas operações diárias. Toda a empresa pode se beneficiar de uma categorização pontual desses fornecedores para que possa avaliá-los e compará-los. Se a sua empresa está construindo um sistema de gerenciamento de fornecedores e ainda não pensou sobre a melhor maneira de os organizar, aqui está uma abordagem a considerar: Continue lendo

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A importância da automação de controle de preços em mercados

A tecnologia já tomou conta dos mais variados processos dentro da rotina de um mercado a fim não só de inovar como também de otimizar a gestão e os resultados do varejo. Nesse sentido, uma das tarefas que mais pode se beneficiar com os avanços tecnológicos é o controle de preços, que hoje conta com sistemas e ferramentas capazes de automatizar esse trabalho.

Se você ainda tem apego às etiquetas de papel e considera que talvez seja um luxo ou gasto desnecessário atingir esse nível de informatização no seu mercado, repense. A automatização do controle de preços pode ter um impacto significativo nas contas e na performance do seu negócio. Continue lendo

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Integração: o segredo das cadeias de suprimentos bem-sucedidas

Com certeza você já observou que, na atual dinâmica de mercado, em que vários concorrentes oferecem produtos e serviços similares, a agilidade e o custo são fatores determinantes para o sucesso ou o fracasso do negócio. Como vencer tais desafios? A gestão da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM) surgiu a partir da necessidade de integração e gerenciamento de todas as atividades logísticas (internas e externas) das empresas, desde os fornecedores até os consumidores finais, com o objetivo de agilizar os processos a um custo compatível e, ao final, entregar o produto ao consumidor final.

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4 dicas para melhorar seu ponto de venda

O ponto de venda, ou seja, o local onde a sua loja está localizada precisa ser estratégico, afinal, é nele que as pessoas virão para conhecer os produtos e você conseguirá concretizar seu maior objetivo com negócio: vender.

É por isso que questões como local de fácil acesso, estacionamento, análise da concorrência nas proximidades etc., devem ser analisadas antes da abertura da loja e acompanhadas de perto sempre – as coisas mudam, obras começam a surgir ao redor, chegam novos concorrentes… Mas, e nos casos em que o negócio já está em andamento e só agora se percebeu que o ponto não é o mais favorável? Calma. Pensando nisso, preparamos 4 dicas essenciais que te ajudarão a melhorar o seu ponto de venda. Veja:

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Indicar o imposto na nota fiscal não apenas é obrigatório como é do seu interesse!

Cálculos de especialistas afirmam que os brasileiros pagam cerca de 35% do PIB (Produto Interno Bruto) em impostos. O impostômetro, que começou a medir os tributos pagos à União, Estados e Municípios em abril de 2005, constata que somente de 1º a 11 de fevereiro de 2015, os brasileiros pagaram R$143.364.466.082,82 em impostos.

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