Categoria: Gestão de compras

louro-suprimentos

Integração: o segredo das cadeias de suprimentos bem-sucedidas

Com certeza você já observou que, na atual dinâmica de mercado, em que vários concorrentes oferecem produtos e serviços similares, a agilidade e o custo são fatores determinantes para o sucesso ou o fracasso do negócio. Como vencer tais desafios? A gestão da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM) surgiu a partir da necessidade de integração e gerenciamento de todas as atividades logísticas (internas e externas) das empresas, desde os fornecedores até os consumidores finais, com o objetivo de agilizar os processos a um custo compatível e, ao final, entregar o produto ao consumidor final.

Continue lendo

fluxo-de-caixa-perfeito2

Conheça 5 sistemas de controle de caixa gratuitos

Para exercer da melhor forma a gestão de seu negócio, é de suma importância se ater ao controle de caixa. Acompanhar o fluxo de caixa permite ao pequeno empreendedor controlar melhor suas finanças, bem como obter informações mais precisas no que diz respeito aos futuros investimentos e melhor gerir seu capital de giro, por exemplo. Continue lendo

ponto-de-venda

4 dicas para melhorar seu ponto de venda

O ponto de venda, ou seja, o local onde a sua loja está localizada precisa ser estratégico, afinal, é nele que as pessoas virão para conhecer os produtos e você conseguirá concretizar seu maior objetivo com negócio: vender.

É por isso que questões como local de fácil acesso, estacionamento, análise da concorrência nas proximidades etc., devem ser analisadas antes da abertura da loja e acompanhadas de perto sempre – as coisas mudam, obras começam a surgir ao redor, chegam novos concorrentes… Mas, e nos casos em que o negócio já está em andamento e só agora se percebeu que o ponto não é o mais favorável? Calma. Pensando nisso, preparamos 4 dicas essenciais que te ajudarão a melhorar o seu ponto de venda. Veja:

Continue lendo

Prepare seu estoque para as festas de fim de ano

Prepare seu estoque para as festas de fim de ano

Estamos nos aproximando do fim do ano e com ele vem o Natal, o Amigo Oculto e a necessidade de comprar presentes, nem que seja apenas lembrancinhas. Por conta disso, agora é o momento de você começar a organizar e preparar sua loja para as festas de fim de ano. Mais do que esperar um incremento nas vendas, é preciso que você tenha um estoque organizado e bem preparado para atender bem a demanda dos clientes. Continue lendo

minimercado

Decidiu que vai crescer? Veja como aumentar as vendas do seu minimercado!

Suponhamos que você esteja à frente de um minimercado na região Norte de Florianópolis, com um entorno de moradores de perfil A/B (nos distritos de Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses do Rio Vermelho e Ratones), e que você não previa a enorme valorização que aconteceria na região, após os melhoramentos da SC-401.

Até recentemente, conseguia gerenciar o minimercado com mesma mão de obra inicial (esposa, filho e sobrinho), de seis anos atrás, entretanto agora percebeu que é preciso crescer um pouco mais para atender a demanda crescente.

Continue lendo

produtos sazonais

Produtos sazonais: aprenda a fazer promoções e lucrar sempre

Os panetones ficaram encalhados nas prateleiras depois do Natal. O bacalhau vende como nunca na Quaresma e na Semana Santa, mas fora isso as vendas têm pouco fôlego. Quem administra um supermercado convive com essas situações, sabe como os produtos sazonais têm saída oscilante.  Continue lendo

departamento-de-compras

Os impactos da má gestão do departamento de compras em sua empresa

Normalmente visto como um área de atuação bastante operacional dentro das empresas, ao longo da última década a função do departamento de compras tem ganhado um caráter cada vez mais estratégico. Isso acontece uma vez que a rigorosa seleção de fornecedores, assim como a gestão da negociação com esse importante stakeholder das organizações, é o primeiro passo para a definição do catálogo de produtos oferecidos, impactando diretamente nos preços praticados pela empresa.

Continue lendo

produtos de limpeza

Tudo sobre produtos de limpeza com alta aceitação de mercado

Produtos de limpeza são indispensáveis na rotina doméstica e de empresas e instituições de todos os tipos de porte. Em tese, são mercadorias de fácil saída, dada a sua necessidade no dia a dia. Mas, então, por que será que nem todos os itens de limpeza do seu mercado vendem bem? Por que será que alguns deles ficam parados no estoque? E nem promoções adiantam para “desencalhar” esses produtos? A resposta pode estar na aceitação de mercado.

A aceitação de mercado diz respeito ao nível de satisfação do cliente com um determinado produto ou serviço. É uma medida complexa, que combina a percepção que o cliente tem de aspectos objetivos e subjetivos do item em questão.  Continue lendo

setor-de-compras

5 dicas para aperfeiçoar o setor de compras da empresa

Um trabalho ineficiente da equipe de compras pode afetar toda a suplly chain de uma empresa e comprometer seriamente os resultados de vendas do seu negócio. Fornecedores com problemas financeiros, que não são confiáveis em relação a prazos e qualidade previamente acordados, ou um relacionamento complicado entre sua equipe de compradores e os vendedores dos seus fornecedores podem trazer impactos negativos para todos os demais departamentos do seu supermercado.

Continue lendo

Newsletter

Receba todas nossas novidades