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6 atitudes que você deve evitar na hora da venda

Saber vender é uma arte, é encantar o cliente a ponto de ele sentir que realmente necessita do produto que você está oferecendo. Algumas atitudes no momento das vendas, principalmente no varejo, onde o contato é direto, podem prejudicar este encantamento. É preciso ter em mente o que deve ser evitado na hora de vender seu produto para que o resultado seja o melhor possível.

6 Atitudes que você deve evitar na hora da venda

1. Não capacitar a equipe de vendedores

É comum ouvirmos reclamações de clientes a respeito da falta de habilidade dos funcionários no atendimento. Problemas que vão desde a falta de educação até a falta de conhecimento do negócio e dos produtos oferecidos.

Capacitação e treinamento são fundamentais para a equipe de vendedores, que precisa conhecer todas as funcionalidades e benefícios dos produtos comercializados, o sistema de pagamento da loja, como o estabelecimento está inserido no mercado, e principalmente, saber se portar com educação e gentileza perante o cliente.

2. Julgamento à primeira vista

Julgar o cliente pela aparência assim que ele entra na loja já compromete o atendimento. O tratamento dispensado deve ser o mesmo a todos os clientes, independentemente de sua aparência. O que conta é que ele merece respeito e bom atendimento.

3. Ser precipitado no momento da venda

Muitas vezes, na ânsia de fechar a venda, o vendedor atropela o cliente, abordando-o de uma maneira em que é perceptível que o importante é somente vender. O cliente deve se sentir à vontade e saber que o vendedor está ali à disposição, caso ele necessite. Por outro lado, o vendedor não deve ficar alheio ao cliente, deve cumprimentar e se apresentar de forma gentil.

4. Não ouvir nem entender a necessidade do cliente

As vendas no varejo são muito dinâmicas e rápidas. Por isso, o vendedor precisa ter habilidade para entender o que o cliente necessita, ouvindo-o antes de apresentar qualquer produto. O correto é perguntar ao cliente o que ele pretende e espera com a compra e então oferecer o produto que seja adequado.

5. Falta de respostas ao cliente

Antes de fechar a compra, o cliente costuma fazer questionamentos a respeito de comparação com a concorrência, descontos ou até mesmo se o produto vale mesmo o preço que está sendo cobrado. Neste momento, o vendedor precisa ter em mente que o cliente não quer colocá-lo à prova, mas precisa saber lidar com as objeções do cliente. É preciso saber argumentar e responder mostrando que entende a posição dele e que sabe promover o produto.

6. Não fidelizar o cliente

Cliente fiel volta e compra sempre. O varejo depende grandemente deste tipo de cliente e é aí que a desenvoltura e o tratamento do vendedor podem fazer muita diferença e fidelizar um cliente.

O mesmo produto pode ser encontrado em várias lojas ou até mesmo na internet, mas a forma como o cliente é tratado impacta muito no conceito que ele tem do estabelecimento e faz toda a diferença. Quando o atendimento é bom, o cliente volta mesmo que o preço seja mais caro, porque tem uma relação de confiança estabelecida.

Cuidar da equipe de trabalho e do tratamento dispensado ao cliente são as melhores formas de evitar atitudes que prejudiquem seu negócio.

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