8 dicas de inovação para o seu mercado

8 dicas de inovação para o seu mercado

Inovação é a palavra de ordem do momento. Todos buscam novidades e facilidades que transformem o dia a dia, trazendo maior comodidade e conforto em meio à rotina intensa e a falta de tempo cotidiana. No varejo não é diferente. Cada vez mais clientes procuram por inovação, seja na forma de atendimento ou em produtos diferenciados. Por isso, é necessário que o varejo esteja sempre atento e traga inovação para o setor.

As marcas passaram a criar produtos que estão mudando a forma de compra dos clientes, transformando o que era um diferencial em uma necessidade. Isso torna a inovação importante também para o mercado varejista, que deve oferecer produtos e serviços adequados ao desejo do consumidor.

8 Dicas de inovação para o seu mercado

Mas como inovar? Quais métodos, produtos e serviços podem ser disponibilizados para sua clientela de modo a fidelizá-la e encantá-la? Vamos ver algumas dicas.

  1. O impacto da inovação deve ser positivo sobre o consumidor e ao mesmo tempo deve estar conectado com a realidade do negócio. O mercado precisa funcionar de acordo com a expectativa e necessidade do cliente, proporcionando uma experiência nova e que muitas vezes ele nem imagina.

  2. O diferente e inovador nem sempre parte do produto, mas sim da forma como é ofertado ao cliente. Consumidores habituados com as facilidades dos meios digitais buscam na loja física a mesma facilidade de contato e exposição dos produtos, organização da loja e atendimento de uma equipe envolvente e com conhecimento.

  3. Esteja atento a novas tecnologias que podem melhorar tanto o funcionamento do mercado quanto o atendimento aos consumidores. A realidade virtual ou ampliada, por exemplo, está se espalhando e se tornando mais acessível às empresas, auxiliando o consumidor a experimentar uma nova forma de consumo.

  4. Novidades são sempre um bom atrativo. Por isso, esteja sempre informado sobre as tendências e novidades de consumo para, assim, adotar maneiras de se adequar e se antecipar às inovações.

  5. Sabe o que significa o termo FISITAL? É a união do físico com o digital. As inovações em tecnologia devem conectar a loja física à digital, criando assim novas formas de contato dos consumidores com o comércio.

  6. Se o seu mercado dispõe de ferramentas de interação com os clientes, certifique-se de que a utilização e manuseio sejam de fácil acesso e entendimento para os clientes. Isso os tornará mais engajados e fiéis à sua marca.

  7. Utilize a inovação a seu favor para coletar informações sobre sua clientela e conhecer seu público-alvo. Isso lhe proporcionará meios de oferecer ainda mais novidades e facilidades ao seu consumidor.

  8. Invista no capital humano. Uma equipe bem preparada, satisfeita e com conhecimento profundo do mix de produtos é fundamental para atrair o consumidor. Capacite sua equipe de funcionários e motive-os para encantar e fidelizar os clientes.

A visão do negócio, a preocupação em estar sempre atualizado com as novidades que surgem a todo o momento e que podem reverter em crescimento para o negócio são prerrogativas do varejista que quer fidelizar e encantar seu público-alvo.

Como você lida com a inovação em seu mercado? Comente aqui. E se este texto foi útil para você, compartilhe.

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