Client at shop paying at cash register

As tendências 2017 para o marketing no setor de varejo

Em tempos de economia em crise, o consumidor se torna mais cauteloso e procura preços e produtos que ofereçam melhor custo benefício. As ações de marketing para o varejo devem focar estas atitudes de consumo. Diante disso, as tendências para o ano de 2017 devem seguir essa linha e promover ações que ressaltem qualidade e preço justo. Somente assim atenderão os desejos dos consumidores.

Tendências para ações de marketing no varejo em 2017

Já é habitual a informação de ofertas e preços baixos. Porém, no contexto econômico no qual nos encontramos, as agências procuram destacar quais os benefícios que estão aliados às ofertas para envolver o consumidor nas compras do seu dia a dia.

Valorização da equipe de vendas: de nada adianta investir em marketing e tecnologia se os vendedores não estiverem motivados e bem preparados para convencer e encantar os consumidores. Uma equipe que conta com capacitação contribui e muito para o marketing do negócio.

Criação de ambientes diferenciados, ações performáticas e audiovisuais são as estratégias de alguns varejistas para chamar a atenção do consumidor. Desta forma, eles proporcionam entretenimento e transformam a compra em uma consequência.

Tecnologia ajuda e muito

O celular está presente na vida de todos e se tornou uma poderosa ferramenta, tanto para venda, quanto para divulgação da marca, promovendo interação e aproximando consumidores e lojistas. A utilização das redes sociais é forte tendência e deve estar alinhada com o estilo do público alvo, chamando não só atenção para as ofertas, como para produtos e ações do varejo.

Os avanços tecnológicos também devem invadir o marketing de varejo, apresentando a realidade virtual e a aumentada. Elas podem ser utilizadas para a gestão do negócio e para ajudar o cliente a visualizar virtualmente como ficaria uma peça de decoração no ambiente de sua casa, por exemplo.

Mas o mote principal das campanhas de marketing para 2017 é mesmo o cenário da economia. As marcas comercializadas e os varejistas precisam mostrar ao consumidor que estão conscientes do momento que a economia está passando e que, portanto, estão focados no melhor preço.

Ações de marketing das grandes marcas

Vejamos algumas tendências de marketing de varejo para 2017, apresentadas em feiras no Brasil e no exterior:

  • Com o aumento cada vez mais perceptível dos debates referentes às diferenças de gênero, as mulheres estão ganhando ainda mais destaque e sendo apresentadas como heroínas porque estão mudando a realidade do mundo. Sendo assim, o empoderamento feminino seguirá como tendência forte nas campanhas publicitárias para este ano.

  • Ainda relacionado ao discurso das diferenças, em um contexto em que as pessoas estão cada vez mais individualistas, a ênfase nas diferenças vem sugerindo o empoderamento também das várias formas de viver, deixando de lado padrões e estereótipos.

  • A perfeição e a felicidade inatingíveis perderam seu lugar para a adoção de ações que destacam a aceitação do indivíduo como ele é, do corpo com suas imperfeições e de um estilo de vida mais simples e natural. Oferecendo ao consumidor uma forma de vida mais humana e livre da cobrança pela perfeição.

Quer saber mais sobre estratégias para seu negócio? Então, continue acompanhando nossas publicações.

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