supermercado-cesta-basica-compras

Como melhorar a circulação interna do seu estabelecimento

O empreendedor que tem uma loja física conhece a importância de manter o espaço limpo, organizado e com uma boa circulação, tanto para áreas de acesso dos clientes (corredores, caixas, provadores, estacionamento e outros), como também as áreas comuns de funcionário e administrativas (estoque, refeitório, escritório e outros).

Os clientes são divulgadores ativos da sua marca e lhes proporcionar uma experiência agradável de compra é essencial para que eles retornem e ainda indiquem novos clientes. Os funcionários também são divulgadores ativos da sua marca e as informações que repassam fora do trabalho, podem ter grande impacto sobre a formação da imagem dos seus negócios. Acompanhe, a seguir, dicas importantes sobre limpeza e layouts eficientes. 

Circulação eficiente

A circulação necessária vai depender do seu tipo de negócio e do espaço que você tem. Mas de uma forma mais geral, algumas informações são essenciais para qualquer tipo de negócio. Pensando sobre a entrada da loja, a porta precisa ser ampla e iluminada o suficiente para que os clientes possam entrar de forma confortável e possam também visualizar o que tem dentro da loja antes de entrar. Portas de correr costumam ser uma boa opção.

Já pensando no interior da loja, os corredores de circulação são essenciais para que o cliente possa escolher o produto desejado e não encontre obstáculos físicos durante essa caminhada. Em corredores de supermercado, padaria, farmácia e estabelecimentos semelhantes, é importante perceber que os corredores das gôndolas/estantes devem apresentar um espaço suficiente para que duas pessoas caminhem lado a lado, em direções opostas. Vamos combinar, nada mais chato do que ficar parado no corredor esperando alguém escolher um produto para depois poder passar, não é? Preste bastante atenção nisso para evitar reclamações dos clientes!

A área do caixa é outra região que merece muita atenção, pois é comum encontrarmos corredores tão estreitos que nem o carrinho de compras consegue passar (e olha que a circulação do carrinho é uma questão básica para qualquer estabelecimento comercial). O funcionário do caixa também precisa de um espaço adequado para apoiar os produtos e fazer a leitura do código de barras, além de espaço para acessar as sacolas plásticas e abrir a gaveta do caixa.

Limpeza com produtos de qualidade e adequados

A escolha de bons produtos de limpeza garante um ambiente limpo com maior rapidez e maior eficiência. Um produto muito simples, acessível e que pode promover verdadeiros milagres é o vinagre. Utilize o vinagre para remover mofo, odores indesejados e gordura! Limpar pedras de granito também tem tirado o sono de muito empreendedor.

Uma dica muito simples é usar bicarbonato de sódio (2 colheres) e água oxigenada (1 colher), misturando os dois até formar uma pasta. Aplique essa pasta sobre a mancha do granito, cubra com papel filme e deixe descansar por uma noite. Em seguida, limpe com um pano úmido e água (não se esqueça de secar o granito!).

Conte com bons profissionais e fornecedores

Em relação à circulação, é sempre bom contar com um designer de ambientes, que é o profissional qualificado para esse tipo de demanda. Ele tem conhecimentos antropométricos e ergonômicos que podem gerar excelentes soluções para problemas de espaço. Quanto a questão da limpeza, além das receitas mais caseiras, é bom contar com um bom fornecedor. Você já conhece a Use Louro? É uma empresa de e-commerce que trabalha com produtos de limpeza de alta performance e que podem fazer toda diferença para o seu negócio e seus clientes.

Cuide do seu estabelecimento e aumente os seus lucros ainda mais. Saiba como melhorar o atendimento pode te ajudar a atingir esse objetivo!

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades