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Estoque parado: 4 dicas para movimentar produtos

Quem possui comércio tem como principal objetivo a loja cheia de clientes movimentando suas mercadorias. O pesadelo de qualquer comerciante é ver produtos parados no estoque, acarretando prejuízos. Quanto maior o estoque, mais prejuízo o lojista terá. Seja pela validade vencida ou a vencer, seja pelo preço alto ou mercadoria obsoleta, as razões para um estoque parado são muitas. Como promover produtos? O que fazer para movimentar o estoque?

Ao se deparar com essas questões, e motivado pela ansiedade, o comerciante busca, muitas vezes, a técnica errada para atrair novos clientes, não conseguindo o efeito desejado. Ninguém quer ver dinheiro indo para a lata do lixo. Preparamos este post para você que quer promover produtos e movimentar seu estoque. São regras que valem ouro na hora de garantir o lucro do seu negócio.

4 dicas para promover produtos e movimentar estoque

1. Faça um diagnóstico dos seus clientes

Não adianta querer vender se você não sabe quem é seu cliente. Para isso, faça uma pesquisa e descubra quem é, onde mora, quais seus costumes de compra e em qual período costuma adquirir determinadas mercadorias. O segredo da constante movimentação de estoque é justamente direcioná-lo a quem se interessa por ele.

Esta pesquisa pode ser feita tanto por meios digitais, e-mails e informativos, quanto por pesquisa de satisfação, quando o comerciante aproveita para realizar de três a cinco perguntas objetivas e simples, mas que mais tarde ajudarão a promover os produtos parados no estoque.

2. Direcione as ofertas aos interessados

De posse das informações coletadas na sua pesquisa, você pode criar um perfil de clientes e seus respectivos costumes de compra. Isso vai auxiliá-lo a fazer promoções direcionadas, certeiras, seja baixando preços (tática mais comum) ou juntando mercadorias nos chamados combos, para incrementar a venda e agregar valor.

A apresentação também é fundamental na hora de promover produtos, colocando-os em prateleiras, gôndolas ou ilhas de destaque, sem nunca se esquecer da limpeza e organização do espaço. Lembre-se: seu cliente dá valor para o aspecto visual e não leva em conta apenas o preço na hora da decisão de compra.

3. Faça acordos sustentáveis com os fornecedores

Para garantir uma boa movimentação dos produtos de seu estoque, é preciso pensar também no bom relacionamento com seu fornecedor. Prefira os que aceitam fazer trocas quando a mercadoria fica obsoleta, por exemplo. Alguns até preferem fazer este negócio, porque sabem que em determinado comércio certos produtos giram mais rápido e produto girando é sinônimo de bons lucros.

4. Desapegue-se dos velhos hábitos

A tarefa de promover produtos requer revisão constante de valores e observação permanente dos clientes. Muitos comerciantes se esquecem de olhar para o verdadeiro interesse dos compradores e esperam que os mesmos levem suas mercadorias criando apenas promoções que visam baixar o preço.

Preste atenção na validade dos produtos, se estão com a embalagem rasurada, desorganizados, sujos e, principalmente, observe se os clientes estão parando em frente ou apenas passando reto na gôndola.

Faça uma planilha e anote a data de entrada e saída do que comprou. Assim, você terá controle direto sobre o que está há mais tempo na loja. Isso vai facilitar muito a criação de campanhas e táticas para movimentar o estoque.

Agora que você já sabe como movimentar o seu estoque, nos conte sua experiência com este tema nos comentários!  

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