louro-compras

O comportamento de compras no supermercado mudou, e agora?

Uma visível consequência da crise econômica enfrentada pelos brasileiros é a alteração nos hábitos de compras do consumidor. Se antes era possível comprar mais produtos com menos dinheiro, hoje em dia a população sente no bolso a necessidade de poupar. Isso significa que as pessoas economizam na compra de roupas, cortam gastos desnecessários e passam mais tempo comparando os preços dos produtos.

Administradores de supermercados também devem estar atentos a essas mudanças de comportamento, para tomar medidas rápidas que ajudem a manter o bom número de vendas. São ações relacionadas à qualidade dos serviços oferecidos e aos preços dos produtos, por exemplo, que ajudam a manter a competitividade da empresa no mercado. Vamos a elas?

Ações rápidas e necessárias para que o seu supermercado continue vendendo bem durante a crise:

Melhore a organização dos produtos

O primeiro passo é garantir que o seu cliente tenha uma boa experiência de compras no seu supermercado. Este é um dos fatores decisivos para que ele opte pelo seu estabelecimento, e não o da concorrência. Analise como os produtos estão organizados no seu supermercado: a logística garante que o consumidor encontre tudo o que precisa com rapidez? Produtos como o queijo e o vinho, que costumam ser comprados juntos, estão próximos? Há placas que indicam o que pode ser encontrado em cada corredor?

Ofereça preços competitivos

Durante uma crise, a palavra de ordem é economizar. Por isso, mais do que nunca, é comum ver consumidores comparando preços de produtos consumidos diariamente. É normal que eles prefiram frequentar aqueles que cobram os menores valores pelos produtos. Não perca clientes: verifique se os preços do seu supermercado são competitivos e, se necessário, considere disponibilizar ofertas melhores e mais atraentes.

Utilize os meios digitais para informar o consumidor

Uma dúvida que se destaca é como atrair a atenção dos consumidores para os novos artigos à venda. Uma boa dica é apostar nas redes sociais para passar o máximo de informações para os seus clientes.

Se a novidade for um biscoito recheado de pasta de amendoim, por exemplo, você pode divulgar fotos do produto, informar quais são os ingredientes utilizados em sua produção, divulgar quais são os seus dados nutricionais e oferecer dicas de outros produtos com que eles combinam. Quanto mais o consumidor sabe sobre a novidade, maiores são as possibilidades dele comprá-la.

Vale destacar: as mídias sociais são canais de grande repercussão e gratuitos – palavra importante durante uma crise – para divulgar o seu negócio.

Melhore a estratégia das promoções

Se as promoções já atraem mais clientes para o seu negócio quando a economia está estável, durante a crise o impacto é maior ainda. Mas é preciso fazer um planejamento para que estas estratégias não comprometam as finanças do supermercado e sejam realmente interessantes para o consumidor. Um bom exemplo são as promoções temáticas. No Natal, por exemplo, por que não disponibilizar algumas cestas temáticas, como ideias para presentear o chefe, a mãe ou o amor com produtos a preços acessíveis?

Não esqueça da limpeza do estabelecimento

Alguns pontos são fundamentais para que o cliente retorne ao seu supermercado: a higiene do local é um deles. Afinal, ninguém quer comprar comida em um local sujo. Isso vale para todos os setores do supermercado, inclusive os banheiros. Tenha uma equipe bem preparada para garantir que o seu supermercado seja um exemplo de limpeza.

Uma crise econômica pede reforço nas ações de marketing do seu negócio. Garanta o melhor atendimento aos seus clientes e não perca vendas!

Gostou de nossas dicas? Compartilhe com a gente sua opinião!

cta-guia-definitivo-para-estruturar-e-organizar-o-departamento-de-compras-do-seu-mercado

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades