Prepare seu estoque para as festas de fim de ano

Prepare seu estoque para as festas de fim de ano

Estamos nos aproximando do fim do ano e com ele vem o Natal, o Amigo Oculto e a necessidade de comprar presentes, nem que seja apenas lembrancinhas. Por conta disso, agora é o momento de você começar a organizar e preparar sua loja para as festas de fim de ano. Mais do que esperar um incremento nas vendas, é preciso que você tenha um estoque organizado e bem preparado para atender bem a demanda dos clientes.

O Natal é a época mais esperada pelo comércio. Afinal, além dos presentes, todo mundo quer preparar a casa para esta época especial. E, com isso, o movimento nas lojas e as vendas aumentam consideravelmente.

Algumas providências necessitam ser tomadas desde já, para que a loja não corra o risco de perder clientes por falta de atendimento ou de produto em estoque.

Como planejar seu estoque

Lembre-se que é essencial que seu estoque esteja bem planejado. Não pode faltar e nem sobrar muitos produtos, pois os dois fatos geram prejuízos para o seu negócio.

Procure saber quais são os produtos que farão sucesso neste Natal, o que é tendência e o que a grande maioria vai querer. Isso você pode descobrir consultando as redes sociais e a Internet, e verificando quais são os produtos mais curtidos no momento.

Depois é organizar o estoque e garantir a presença dos itens que costumam ter maior índice de vendas. Vale basear-se no controle dos anos anteriores para ter uma ideia do que sua loja costuma vender mais.

Como preparar o estoque

Algumas dicas práticas podem ajudar a preparar e organizar o estoque de sua loja para o fim do ano.

Controle

Todos os produtos que estiverem em seu estoque devem estar registrados e com todas as movimentações de entrada e saída controladas. Para fazer este controle, você pode contar com um sistema informatizado ou até mesmo uma planilha ou caderneta, dependendo do tamanho de seu comércio.

Mas seja qual for seu caso, é fundamental anotar tudo e ter um controle rigoroso. Isso evita que um cliente peça um produto que no momento de retirar do estoque você percebe que já acabou.

Organização

Além do controle rigoroso do estoque, é importante também que ele esteja organizado de forma lógica. Cada produto deve ter seu local determinado e deve estar organizado de forma a ser encontrado rapidamente. Quanto maior for o estoque da sua loja, mais organizado deve ser. O ideal é dispor os produtos por categorias, cores, códigos, enfim, da maneira que for mais fácil para ser encontrado.

Processo

Estabeleça um processo de atualização no seu estoque. Ou seja, cada vez que um produto é retirado, deve ser baixado do estoque na planilha ou sistema. Essa atualização constante evita falhas e confusões, mantendo seu estoque sempre bem controlado.

Mapeamento de vendas

Para manter o estoque abastecido de forma adequada, procure mapear sempre as vendas para verificar quais são os produtos que têm vendagem maior e menor. Assim você fica sabendo qual deve ser a frequência de reposição para esses itens.

Programação das compras

Com todo este controle e organização, somado à experiência de como foi o incremento das vendas nos anos anteriores, você já pode ter uma noção clara de como programar suas compras para garantir o estoque para as vendas de final de ano.

O momento de preparar seu estoque é agora! Ficou com alguma dúvida? Comente aqui. E se gostou do texto, compartilhe!

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades