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Produtos de limpeza concentrados em alta: entenda o porquê

De tempos em tempos, vemos tendências de consumo desaparecerem e outras surgirem, produtos em baixa dando lugar a produtos em ascensão. Atualmente, quem ocupa o centro desse movimento natural do mercado são os produtos de limpeza concentrados.

Eles são originados de reformulações que eliminam alguns componentes, o que por sua vez diminui o tamanho do produto sem que o desempenho seja afetado. Detergentes para roupa, amaciantes e detergentes para louça, dentre outros, são alguns que ganharam versões concentradas.

O grande X da questão é que não se trata apenas de uma alteração na fórmula química. Produtos de limpeza concentrados têm um impacto ambiental super positivo e uma ótima aceitação por parte dos consumidores, podendo gerar um bom impacto nas vendas.

As vantagens dos produtos de limpeza concentrados

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), a embalagem de produtos concentrados gasta 37% menos resina plástica que a versão convencional.

Os efeitos dessa diminuição são mais amplos do que se pode imaginar. Além da economia de matéria prima, há também menos gasto de energia e menos gasto de água durante a produção. Ao sair da fábrica, há mais ganhos.

Como a embalagem é menor, é possível transportar mais produtos em um mesmo caminhão. Com isso, a redução nas emissões de gás carbônico pode chegar a 71%, ainda segundo a Abipla.

No supermercado, uma embalagem menor ocupa menos espaço nas gôndolas e no estoque, otimizando o uso do espaço e a distribuição de produtos no estabelecimento. É possível, por exemplo, estocar mais e ampliar a variedade ou a quantidade de produtos expostos aos clientes na seção de limpeza.

Quando chega nas mãos do consumidor, as vantagens continuam. Enquanto um detergente para roupas comum pode pesar cerca de três quilos, uma versão concentrada pesa apenas um quilo e consegue lavar a mesma quantidade de roupas.

Os números não mentem

Nada melhor do que números do mercado para comprovar como todas essas vantagens dos produtos de limpeza concentrados se traduzem em resultados concretos.

Pois saiba que a categoria dos concentrados foi uma das que mais cresceu nos últimos anos. No início da década, ela chegou a ter um aumento de 45,3% no volume, segundo a Abipla. Além disso, a margem dos produtos concentrados também é maior. Na categoria dos sabões para lavar roupa, por exemplo, essa margem é 70% maior que na categoria convencional.

Os consumidores também demonstram propensão maior a optar pelos produtos de limpeza concentrados. Fabricantes de detergentes para lavar roupa chegaram a reportar aumentos de 30% nas vendas de suas versões concentradas. Entre os fabricantes de detergente, a versão concentrada obteve crescimento de 15% nas vendas.

Tire proveito dos produtos concentrados no seu mercado

Alguns estabelecimentos chegaram a experimentar um aumento de mais de 10% nas vendas de produtos de limpeza concentrados. Se você também quer atingir resultados como este ou até melhores, precisa saber como tirar proveito de todas vantagens que esses produtos oferecem.

Procure criar estímulos diversos para que os seus clientes sintam-se impelidos a optar pelos produtos concentrados. Neste caso, vale a recomendação de sempre para quando se quer dar um gás nas vendas de um determinado item no supermercado: aposte em ações com o suporte de promotores ou coloque os produtos em destaque, em ilhas próprias.

Colocar em evidência as qualidades dos produtos de limpeza concentrados também é importante para educar o consumidor e convencê-lo de que a venda vale a pena. Explique que o tamanho não interfere no rendimento, dê dicas de como usar e exponha os concentrados em local diferente dos tradicionais para evitar possíveis confusões.

Não deixe também de explicitar o papel que esses produtos têm na conservação do meio ambiente. A sustentabilidade é um ótimo argumento para a venda nos dias de hoje. Uma pesquisa da Research Design for Strategy mostrou que 42% dos consumidores consideram a postura ecológica de uma marca de produtos de limpeza na sua decisão de compra. Além disso, para 32% das pessoas, o respeito ao meio ambiente é mais determinante que a tradição da marca.

A Use Louro também investe em produtos de limpeza concentrados. Conheça a nossa linha completa e leve-a para o seu mercado.

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