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Produtos sazonais: aprenda a fazer promoções e lucrar sempre

Os panetones ficaram encalhados nas prateleiras depois do Natal. O bacalhau vende como nunca na Quaresma e na Semana Santa, mas fora isso as vendas têm pouco fôlego. Quem administra um supermercado convive com essas situações, sabe como os produtos sazonais têm saída oscilante. 

Fazer promoções pode ser uma boa maneira para driblar essa inconstância, mas é necessário saber exatamente como promover. Uma promoção não se resume  apenas a baixar o preço, consiste também em impulsionar ou provocar uma ação determinada. E para que os resultados sejam os desejados, é preciso planejamento. Saiba a seguir, como e quando planejar e executar promoções dos produtos sazonais no seu mercado.

Entenda a sazonalidade dos produtos e dos clientes

Sem compreender em detalhes como funciona o ciclo de vendas no seu estabelecimento e como se comporta o seu cliente não há como fazer promoções de produtos sazonais com eficácia.

Há produtos com sazonalidade óbvia, tais como o panetone e o bacalhau citados o início, mas talvez a região onde o seu mercado se localiza ou o perfil dos seus clientes sejam responsáveis por sazonalidades bem específicas.

Analise as suas vendas e o seu estoque em um determinado período de tempo. Para além dos produtos de época mais conhecidos, tente identificar quais outros itens tiveram saída acima da média num determinado momento. Olhe para os períodos em que você realizou promoções. Elas tiveram impacto? Funcionaram? Seus clientes responderam a elas?

Ao observar todas essas questões, você encontrará oportunidades para investir e conhecerá padrões de comportamento dos seus consumidores. Tudo isso será valioso para você planejar as promoções de produtos sazonais.

Planeje as promoções

De posse das informações acima, é hora de você se planejar e elaborar as promoções. Retomando a ideia de que promoção é muito mais que simplesmente oferecer um produto a preço baixo, tente criar ações diversificadas com objetivos específicos para os produtos sazonais.

Pode ser que você queira vender mais, mas pode ser também que você crie ações para aumentar o ticket médio dos clientes. Ou, ainda, você pode criar promoções para os produtos sazonais dentro ou fora de sua sazonalidade.

Ofereça combos de produtos

Combine dois ou mais produtos correlacionados em um mesmo kit e ofereça-os a um preço ligeiramente mais baixo em comparação ao valor total da compra. Esta é uma estratégia que pode ser usada para promover produtos sazonais tanto em sua época de alta como na época de baixa.

Durante o mês de Natal, por exemplo, você pode impulsionar a venda de panetones e potes de castanhas oferecendo-os em um combo. São dois produtos muito consumidos na época e o combo pode estimular os clientes a levarem ambos, ao invés de escolherem apenas por um ou outro.

Se quiser movimentar o estoque parado de produtos sazonais de outras épocas, pode incluir no combo doces e chocolates que não tenham tido a saída esperada no dia das crianças.

Como você pode perceber, uma ação desse tipo ajuda a elevar o ticket médio do cliente, promove produtos da época e gera fluxo no estoque parado de itens de outras épocas.

Mude a abordagem da venda

Essa pode ser uma estratégia especialmente boa para vender produtos sazonais fora de época. Se seus clientes não enxergam motivos para comprar um item porque eles pensam que não é necessário naquele momento, crie uma demanda, uma necessidade.

Por exemplo: é praticamente automática a associação do sorvete com a refrescância no verão, o que torna fácil a venda do produto nos dias quentes. Mas no inverno muita gente corre do sorvete por ser um alimento frio, e o produto acaba vendendo pouco.

Então, nos dias frios, crie um pôster com receitas de sorvete quente e coloque junto ao refrigerador do produto. Mostre que é possível consumir a sobremesa com a temperatura baixa e crie nas pessoas o desejo de provar aquelas receitas. A novidade estimula a compra.

Capriche nos estímulos visuais

Datas comemorativas têm ícones, cores e elementos visuais muito característicos. Use estes recursos para fazer suas promoções se destacarem em meio às gôndolas do supermercado e, com isso, fisgar a atenção do cliente.

Quando estiver promovendo produtos fora de sua época, utilize da mesma forma cores, elementos e símbolos para caracterizar as promoções do seu mercado. Desse modo, você cria uma identidade visual e as promoções irão sempre saltar aos olhos das pessoas.

Quer mais dicas para administrar com sucesso o seu mercado? Continue lendo o blog da Use Louro.

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