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Quais os erros mais comuns na gestão de um mercado e como evitá-los?

Seja no comando de uma pequena mercearia de propriedade individual ou de uma rede de hipermercados, gerir um supermercado envolve uma responsabilidade considerável. Gerentes de supermercado devem garantir que a loja funcione bem, que os itens vendidos sejam sempre oferecidos a preços competitivos e que os clientes estejam satisfeitos.

Ter um conhecimento aprofundado dos principais conceitos envolvidos na gestão eficaz de um supermercado é imperativo para qualquer gestor dedicado no sucesso de sua loja. Por isso, veja no post de hoje os erros mais comuns na gestão de mercados e descubra como você pode evitá-los!

Erros mais comuns na gestão de um mercado

1) Não fazer um controle de estoque adequado

Especialmente se você gerenciar um pequeno negócio, o controle de estoque exige mais do que simplesmente manter o suficiente de cada item. Os clientes vêm regularmente na loja com pedidos de itens e a sua empresa deve determinar se o custo de comprar este item vale a pena para manter os clientes.

Os gerentes devem estudar as tendências referentes aos itens que vendem melhor na loja e quais deles sobram nas prateleiras. Sistemas de rastreamento de estoque completam a análise para os gestores, mas eles devem decidir quais itens devem parar de ser oferecidos pelo supermercado e quais devem ser mantidos em estoque.

2) Não fazer merchandising

O supermercado e os gerentes devem fazer merchandising a fim de aumentar as vendas. Displays precisam ser visualmente atraentes e os produtos que se deseja vender mais devem ficar na altura dos olhos.

Itens comumente comprados, tais como leite e pão, devem ser colocados na parte de trás da loja para exigir que os clientes passem por outros produtos para chegar até eles, geralmente adicionando itens em seus carrinhos no caminho. É importante fazer contato com os fornecedores para garantir descontos em produtos populares em troca de espaço nobre na loja.

3) Não fazer promoções

Ofertas especiais e promoções atraem clientes para a loja. As promoções tornaram-se uma tendência no Brasil e os gerentes devem se ajustar a fim de atender a demanda. Já as políticas de descontos da loja devem ser ajustadas para evitar que se tenha prejuízo ou que se lucre muito pouco.

Os gerentes devem considerar cuidadosamente se o número de clientes que uma promoção atrai para a loja será compensado pelo dinheiro perdido. Promoções podem chamar a atenção do cliente para um item de baixa movimentação, que de outra forma não sairia da prateleira, ou ainda aumentar o número de clientes ocasionais na loja.

4) Não observar os horários de pico dos clientes

Os gerentes devem analisar o tráfego de clientes na loja para determinar as horas de maior volume de negócios.

Mais funcionários devem estar na loja durante o horário de pico do dia para manter os caixas e centros de atendimento ao cliente com a equipe completa. Se um cliente enfrenta regularmente longas filas em um supermercado ou não tem um suporte necessário na hora de comprar um item, ele pode passar a comprar em outro lugar.

Seguindo estas três dicas básicas, você consegue gerir de forma mais positiva seu estabelecimento, e em consequência disso, terá mais vendas e maior faturamento.

Gostou das nossas dicas para a gestão do seu supermercado? Compartilhe conosco a sua opinião! E aproveite para ler outros artigos como este no blog da Louro!

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