delivery-para-mercado

Que tal oferecer um delivery em seu mercado?

Cada vez mais o delivery é um diferencial competitivo para mercados. Com o dia a dia atribulado nas cidades, muitos consumidores optam pela praticidade de receber suas compras em casa. Antes de oferecer este serviço, entretanto, é necessário realizar um planejamento cuidadoso.

Confira as dicas que preparamos para você criar um sistema de delivery em seu mercado:

Estude seu público-alvo

Como empreendedor, você sabe que toda oferta deve ser precedida por uma demanda. No caso do delivery para mercados, não é diferente. Estude os hábitos e preferências de sua clientela. Assim, será possível saber se há espaço para criar um sistema de entregas. Uma ótima forma de fazer isso é utilizar formulários de pesquisa de opinião.

Para conseguir um retorno considerável, você pode associar o preenchimento destes formulários à distribuição de um prêmio ou desconto, por exemplo. Outra maneira de avaliar se seus clientes gostariam de contar com um delivery é observar a concorrência. Os mercados com público semelhante ao seu fazem entregas? Se for prática generalizada entre os competidores, é sinal de que, provavelmente, vale a pena passar a oferecer o serviço.

Pense na logística

Para que um serviço tenha sucesso, ele deve ser confiável. Planejar minuciosamente a logística é fundamental para criar um delivery eficiente e rápido para seu mercado. Desde quando um pedido chega até o momento em que o cliente recebe as compras, cada detalhe deve ser otimizado.

Você deve estimar a quantidade e os tipos de veículos a serem utilizados, além de pensar em que local ficarão estacionados. O tempo gasto com abastecimento também deve entrar na equação. Além disso, é preciso estabelecer protocolos de comunicação entre os entregadores e seu supervisor imediato. Outro fator que merece destaque é o planejamento das rotas de entrega. Para isso, é possível usar desde aplicativos gratuitos, como o Waze e o Google Maps, até softwares mais complexos, capazes de traçar os melhores percursos para quem fará várias paradas.

Considere terceirizar seu delivery

A terceirização costuma ser uma grande redutora de custos para mercados que oferecem delivery. No entanto, há ocasiões em que esta opção  gera mais problemas do que benefícios. Caso seu planejamento financeiro indique que a terceirização do serviço de entregas seria lucrativa, pesquise atentamente os melhores prestadores da área.

Se possível, informe-se com outros empreendedores que já contrataram as empresas em que você tem interesse. Se decidir terceirizar, estabeleça de maneira clara, em contrato, o nível de controle que você deseja ter sobre os entregadores e as formas de avaliação de desempenho e resultados.

Divulgue o delivery do seu mercado

Não basta ter um delivery em seu mercado se ninguém sabe que o serviço existe. Para garantir que seus clientes conheçam esta possibilidade, você deve utilizar diversos canais, a começar pelo próprio espaço físico da loja, com faixas e placas, por exemplo.

Dependendo do porte do negócio, ações simples, como distribuir ímãs de geladeira no caixa, são muito eficazes. Nesta mesma linha, contratar pessoas para distribuir panfletos é outra medida com ótimo custo-benefício. Para mercados maiores, pode valer a pena colocar anúncios em mídias pagas, como jornais, revistas, ônibus e placas na rua. Em todos os casos, não deixe de divulgar o delivery no site e nas redes sociais da empresa.

Considere oferecer delivery on-line

Resolver tudo pelo smartphone ou computador já é um hábito de milhões de brasileiros, e a tendência é que esse processo se intensifique. Por isso, além de manter um site informativo e com design alinhado à identidade visual do seu mercado, pense na possibilidade de oferecer o serviço de entregas on-line.

Para isso, o sistema deve ser altamente confiável e integrado ao controle de estoque do mercado. Design responsivo e rapidez no carregamento também são características fundamentais de um delivery pela internet.

Gostou das dicas sobre delivery para mercados? Você acha que este pode ser um diferencial competitivo para seu negócio? Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões aqui embaixo!

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades