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Saiba como um cliente fidelizado gera mais lucro para seu estabelecimento

Um assunto que parece estar em todos os lugares atualmente é a fidelização dos clientes. Não poderia ser diferente: esta é uma estratégia que garante mais vendas para o seu negócio. Você sabia que um cliente fidelizado gasta até 150% mais que um novo cliente? Este foi um dado apurado pela empresa de consultoria Marka Fidelização e Relacionamento.

Um cliente que consome mais em sua loja gera mais lucros para o estabelecimento, certo? Por isso, cada vez mais empresas apostam em estratégias de fidelização! Saiba mais sobre o assunto:

Por que o cliente fidelizado gera mais lucro para o seu supermercado

Para fidelizar seus clientes é preciso apostar em estratégias que fortaleçam o relacionamento do consumidor com o estabelecimento. Uma maneira eficiente de fazer isso é oferecendo o melhor atendimento possível e uma excelente experiência de compra. Para isso, é necessário:

  • Treinar os funcionários
  • Organizar a logística dos corredores
  • Oferecer preços competitivos
  • Dar presentes aos clientes (descontos, sorteios de cestas de Natal e pontos de degustação, por exemplo)
  • Oferecer um programa de fidelidade

Estes são alguns exemplos de ações que refletem positivamente na fidelização do cliente. Ou seja, são ações que resultam em compradores mais fiéis de sua marca que, por sua vez, refletem em um aumento da lucratividade do supermercado. Os lucros crescem porque, quanto mais forte é o relacionamento entre marca e consumidor, mais a empresa consegue:

Se destacar da concorrência

A fidelização é uma maneira de assegurar que os consumidores irão escolher o seu estabelecimento e não o da concorrência. Se eles são bem atendidos no seu supermercado, encontram com facilidade tudo o que precisam e ainda têm a possibilidade de ganhar pontos a cada compra feita, não tem porque visitar a concorrência. Para que o seu estabelecimento cresça e tenha bons índices de vendas, ele precisa se destacar na área em que atua e não perder consumidores para o concorrente.

Garantia de retorno do cliente

Um dos principais objetivos da fidelização é garantir que o consumidor volte a fazer compras no local. Quando o cliente é fidelizado, é exatamente isso que acontece. Se você investe bem em estratégias que melhoram o atendimento e a experiência de compra, há uma grande probabilidade que o cliente escolha o seu supermercado para fazer suas compras diárias, semanais ou mensais. Quanto mais clientes assim você tem, maiores são as vendas e maior é o lucro.

Clientes por indicação

Um cliente fidelizado gosta de fazer compras no seu estabelecimento. Gosta porque é bem atendido, porque encontra produtos de qualidade a um preço justo e porque o local é limpo e organizado. Tudo isso garante não só o retorno do consumidor, mas também atrai mais clientes. Muitos deles por indicação do cliente fidelizado, que vai falar bem do seu supermercado para amigos, colegas de trabalho e familiares. É o famoso boca a boca, técnica de marketing mais antiga e super eficiente! Mais uma vez, vale lembrar: quanto mais clientes, mais vendas e, consequentemente, mais lucro.

Em que ações você já investe para manter seu cliente fidelizado? Comente sua experiência sobre o assunto!

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