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Seu supermercado precisa de um bom gerente. Veja como prepará-lo!

Podemos fazer uma analogia comparando o gerente do supermercado com o coração. Isso porque este é um colaborador que atua como uma força vital para o dia a dia de trabalho. É dele a responsabilidade de manter a equipe motivada e de garantir que todos os processos estão funcionando como deveriam. O gerente também deve estar preparado para lidar com situações de crise e para assegurar que os clientes sairão satisfeitos do estabelecimento.

Com tantas responsabilidades, este é um cargo que deve ser preenchido por profissionais altamente qualificados, não é mesmo? Para isso, o treinamento é essencial. Durante a capacitação, o profissional deve receber o conhecimento necessário para gerenciar o estabelecimento, praticar técnicas de comunicação e aprender a desenvolver habilidades úteis para o cargo. Confira algumas dicas para garantir que o seu gerente receba o melhor preparo possível:

Como preparar um excelente gerente de supermercado?

Transmita o conhecimento técnico necessário

Um bom gerente sabe tudo o que acontece no supermercado. Para isso, é importante que ele conheça, durante o treinamento, todos os processos envolvidos no dia a dia do estabelecimento. Deve saber, por exemplo, como é o trabalho realizado pelos caixas, quais são as funções dos repositores e como é dividido o trabalho da equipe de limpeza. Ele só estará apto para administrar bem o supermercado quando entender e conhecer todas as funções desempenhadas diariamente. Também é importante que ele conheça muito sobre os produtos vendidos, sobre as seções em que o estabelecimento é dividido e sobre as regras e políticas da empresa.

Forme um líder, não um chefe

É importante que o treinamento seja voltado para fazer do seu gerente um verdadeiro líder, que inspira e serve de exemplo para a equipe. Ele deve estar ciente sobre a importância de respeitar os horários de trabalho, por exemplo, e de usar roupas que estejam de acordo com as normas do supermercado.

Deve estar pronto para ajudar novos e antigos colaboradores, oferecendo o suporte necessário para que o trabalho seja bem feito. Como líder, também é papel do gerente manter a equipe motivada e produtiva. Todos esses são pontos que devem ser reforçados durante o treinamento.

Priorize as técnicas de comunicação

Esta é uma habilidade tão importante para um bom gerente, que merece até um tópico especial: a comunicação. É muito importante que a capacitação ajude a desenvolver esta aptidão no colaborador, para que ele saiba qual é a melhor forma de instruir o resto da equipe. Ele deve aprender, por exemplo, a importância de um bom feedback – tanto o construtivo quanto o positivo – para que os funcionários do supermercado mudem comportamentos prejudiciais e reforcem atitudes produtivas. Deve saber também como passar instruções de forma clara e objetiva, sempre que necessário na rotina de trabalho.

Teste situações para que ele aprenda a lidar com situações de crise

No dia a dia de trabalho existem algumas situações em que é necessária a intervenção do gerente, algumas mais simples e outras mais complicadas. Nessas horas, quanto mais preparado o gerente é, melhor para a imagem do supermercado. Por isso, é interessante exercitar as respostas do profissional para alguns acontecimentos que possam ocorrer: se um cliente for pego roubando uma mercadoria, por exemplo, qual é a melhor reação por parte do gerente? Ou: como lidar com clientes insatisfeitos com o atendimento? Crie o máximo de exemplos possíveis, para garantir um gerente bem preparado.

Que outras aptidões você considera indispensáveis para um bom gerente? Comente a sua opinião sobre o assunto.

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