Sustentabilidade: 7 ideias para aplicar no seu mercado.

Sustentabilidade: 7 ideias para aplicar no seu mercado

A preocupação com a sustentabilidade é uma realidade em todo o mundo e alcança toda a sociedade e segmentos de negócios. Como parte da responsabilidade social, a preocupação com o meio ambiente exige ações conscientes para minimizar as agressões ao nosso planeta. Mas como trabalhar a questão da sustentabilidade no mercado varejista?

Criatividade é a palavra chave para criar e desenvolver ações sustentáveis. Em tempos de crise econômica ganham aqueles que disponibilizam ao seu público-alvo ações, produtos e soluções diferenciadas e que demonstram preocupação com o meio ambiente.

Sustentabilidade: 7 ideias para aplicar no seu mercado

1. Quadro negro

Não se trata apenas de um modismo que dá um ar vintage ou certo charme para o mercado. Muito mais que isso, a utilização do quadro negro é uma forma de evitar desperdício com a utilização de papel para fazer anúncios de produtos e preços, além de reduzir a produção de lixo.

2. Sacola consciente

Alguns supermercados já aderiram à ideia de fornecer sacolas de material 100% reciclado aos seus clientes, evitando assim o uso das temíveis sacolas plásticas. Incentivar os clientes a levarem suas próprias sacolas para as compras concedendo descontos também é uma ação bem interessante para ser praticada no seu mercado.

3. Reuso da água

O controle do desperdício de água também é uma atitude sustentável. Vale avaliar se compensa passar a utilizar pratos e talheres descartáveis na hora de servir algum tipo de alimento, evitando a utilização de água para lavar a louça. Que tal começar a captação e reuso da água da chuva para utilização em banheiros e cozinhas?

4. Economia de luz

A instalação de sensores de presença e células fotoelétricas garante o uso consciente e a economia de energia elétrica, uma vez que o sistema só é acionado e a luz acesa com a presença de alguém no ambiente. Isso evita que a luz fique acesa sem necessidade.

5. Conscientização

O supermercado pode ser um grande aliado na promoção do consumo consciente, por estar próximo ao cliente final. Você pode realizar campanhas de conscientização relacionadas ao uso e consumo de vários produtos. Divulgue como os produtos foram produzidos, se são orgânicos, qual seu impacto no meio ambiente e também ofereça produtos sustentáveis.

6. Embalagens

A utilização das sacolas recicláveis já é um grande avanço, mas a embalagem de outros produtos também deve ser repensada para transformar em opções que agridam menos o meio ambiente e produzam menor quantidade de lixo.

7. Educação

O mercado pode ser um meio de comunicação e informação para a comunidade onde está inserido. Ensine pequenas ações que cada um pode fazer em favor da sustentabilidade e que podem ser iniciadas em casa, como a reciclagem do lixo, o uso consciente de luz e água e o reuso das sacolas.

Responsabilidade Social

No varejo tudo ocorre muito rapidamente. Muitos produtos são dispostos pela manhã para serem vendidos até a tarde. Por isso, desenvolver ações sustentáveis pode ser um grande desafio, afinal seu resultado não pode ser percebido da manhã para a noite.

O importante é o varejo entender que ações de sustentabilidade requerem planejamento e maior prazo para alcançar bons resultados. Mas no final todos ganham: o mercado por ser reconhecido pelo seu público e o meio ambiente por meio de uma comunidade mais consciente.

Você tem sugestões de outras ações sustentáveis? Comente aqui. E se gostou do texto, compartilhe.

Deixe um comentário:

Newsletter

Receba todas nossas novidades