produtos de limpeza

Tudo sobre produtos de limpeza com alta aceitação de mercado

Produtos de limpeza são indispensáveis na rotina doméstica e de empresas e instituições de todos os tipos de porte. Em tese, são mercadorias de fácil saída, dada a sua necessidade no dia a dia. Mas, então, por que será que nem todos os itens de limpeza do seu mercado vendem bem? Por que será que alguns deles ficam parados no estoque? E nem promoções adiantam para “desencalhar” esses produtos? A resposta pode estar na aceitação de mercado.

A aceitação de mercado diz respeito ao nível de satisfação do cliente com um determinado produto ou serviço. É uma medida complexa, que combina a percepção que o cliente tem de aspectos objetivos e subjetivos do item em questão. 

Dentre os aspectos objetivos, estão a qualidade (embalagens, texturas) e o desempenho (o quanto rende, facilidade de uso). Dentre os aspectos subjetivos podem ser citadas a opinião e a percepção que o cliente tem sobre a marca do produto ou serviço (o que aquela marca representa, se ela desperta valores positivos ou negativos, sua reputação, etc).

Apesar da complexidade por trás do conceito de aceitação de mercado, na prática, é possível identificar nos produtos de limpeza e também em itens de outras categorias uma série de atributos que podem gerar uma maior satisfação por parte do consumidor.

A seguir, listamos o que há em comum nos produtos de limpeza com alta aceitação de mercado para que você saiba fazer a melhor escolha na hora de montar o estoque do seu estabelecimento e, com isso, movimentar ainda mais as suas vendas.

Produtos de limpeza com alta aceitação de mercado: aspectos objetivos

Seguindo a distinção feita no início do texto, vamos começar falando dos aspectos objetivos que ajudam na alta aceitação de mercado de determinados produtos de limpeza.

Esta é uma dimensão muito importante da satisfação do consumidor em relação ao produto, pois está diretamente ligada ao uso do produto. Diz respeito à experiência que o consumidor tem na prática, a prova concreta se o produto cumpre bem ou não o prometido, se supera as expectativas e se valeu o investimento.

Nesse sentido, produtos de limpeza com boa aceitação apresentam:

Alto rendimento

Muitas coisas estão em jogo na compra e no uso de produtos de limpeza, mas talvez nenhuma delas seja mais sensível do que o bolso do cliente. Quem faz uma compra quer ter a sensação de que saiu no lucro.

Um dos tipos de produtos de limpeza que mais contribuem com essa percepção são os de alto rendimento, pois vão sempre estar atrelados a um melhor custo-benefício. Aqueles que são concentrados cumprem muito bem com essa função.

Fórmula suave

Produtos de limpeza são, em sua essência, fórmulas químicas. Muita gente já pode ter tido experiências ruins com desinfetantes, alvejantes ou outros produtos, tendo apresentado irritações ou reação adversas devido ao forte cheiro, por exemplo. Há ainda pessoas alérgicas ou muito sensíveis a determinados odores ou ingredientes.

Por todas essas razões, aqueles itens de limpeza que têm fórmulas mais suaves, não agressivas, acabam tendo mais aceitação por parte dos consumidores.

Versatilidade

Cada consumidor tem seu perfil e suas necessidades. Uns compram em grandes quantidades, uns gastam mais produto, outros menos.

Por isso, quando um mesmo produto é comercializado em diferentes tamanhos e/ou quantidades (embalagens de dois e de cinco litros; ou unitários e caixas com várias unidades), ele atende a uma gama maior de pessoas e suas diferentes demandas. Dependendo do grau de diversificação, é possível atender desde usuários domésticos até grandes empresas.

Produtos de limpeza com alta aceitação de mercado: aspectos subjetivos

Seguindo com a classificação da aceitação de mercado dos produtos de limpeza apresentada no início do texto, é importante agora mencionar aqueles atributos que dizem respeito ao julgamento que o consumidor faz em relação aos produtos e que interferem na sua aceitação.

Dentre eles, é possível citar:

Marca

É impossível desvincular a decisão de compra e a aceitação de mercado da marca de produtos de limpeza ou de qualquer outro tipo. Ela interfere e muito na percepção do consumidor.

Marcas já estabelecidas, com larga experiência e história no mercado, facilmente identificáveis, com boa reputação, naturalmente terão produtos mais bem aceitos pelos compradores, pois já conseguiram despertar nos mesmos confiança e identificação.

Adequação legal

Já falamos sobre como as fórmulas químicas presentes nos produtos de limpeza podem interferir na experiência do consumidor e sua consequente satisfação. Fórmulas menos agressivas, suaves, proporcionam uma experiência melhor.

Pois um aspecto importante nesse quesito é que produtos legalmente registrados na Anvisa, que cumprem todas as determinações das autoridades, oferecem uma segurança e confiança a mais no cliente, aumentando a aceitação.

Sustentabilidade

Os consumidores de hoje são mais bem informados, mais conscientes e mais exigentes do que nunca. Produtos de limpeza que apenas cumprem com sua função provavelmente vão ter boa aceitação de mercado. Mas aqueles que superam essa barreira prática e entregam um benefício mais amplo e mais nobre se saem melhor e geram uma percepção muito mais positiva nos consumidores.

Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são dois elementos que agregam muito valor a empresas, produtos e serviços. No segmento dos produtos de limpeza, já existem, por exemplo, marcas pioneiras na retenção de emissão de gases tóxicos na fabricação de produtos de limpeza por meio do reflorestamento, prática tão necessária para a preservação ambiental.

Produtos com esse “selo verde” por trás de sua fabricação são muito mais aptos a conquistarem aceitação de mercado no mundo de hoje.

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