Dia a dia com Louro

etiqueta.jpg

Você lê as etiquetas das roupas antes de lavá-la? Conheça os símbolos e a importância de entendê-los

Você já perdeu a camiseta preferida porque ela queimou com a temperatura alta do ferro ou encolheu na máquina de lavar? Esses problemas poderiam ser evitados apenas olhando as etiquetas das roupas.

Muitas pessoas sequer prestam atenção nela, porém, todas as informações sobre como fazer a limpeza da roupa estão escritos nela por meio de símbolos. Eles informam o melhor método para lavar, alvejar, secar, passar e lavar a seco dependendo do tipo de tecido. Na maioria dos casos as etiquetas das roupas contém apenas os desenhos, por isso, saber o que cada um significa facilita muito o processo de lavagem.

Os símbolos são os mesmos no mundo inteiro e são válidos para itens de cama, mesa, banho e vestuário. Então você não precisa desvendar outros “enigmas” na hora de lavar as roupas compradas em outros países. Neste artigo, vamos te dar uma ajudinha para mostrar o que cada um deles significam. Vamos lá?  Continue lendo

Alvejante sem cloro

O alvejante sem cloro e suas multifunções

Aliado indispensável na hora de lavar as roupas, o alvejante sem cloro está sempre “a postos” para ajudar na remoção de manchas das roupas sem danificar o tecido – a exceção são seda, lã e viscose, que não se dão bem com o produto. E ele ainda pode dar aquela forcinha para reavivar as cores das peças do vestuário. Tudo isso graças à presença da água oxigenada na fórmula, que ao reagir com a água facilita a remoção da sujeira. O que nem todo mundo sabe é que o alvejante sem cloro é um produto altamente versátil, capaz de sair da lavanderia e cumprir com louvor a função de limpeza e higienização de outros ambientes da casa. O livro “10,001 Time Saving Ideas” (10.001 ideias para poupar tempo, em tradução livre) elenca uma série de usos possíveis para este produto, dentre as muitas dicas que dá para facilitar as tarefas básicas do dia a dia. Quer ver só? Continue lendo

mau cheiro na roupas

Saiba como evitar mau cheiro nas roupas após lavadas

Não há nada mais frustrante do que se deparar com o mau cheiro nas roupas após lavadas, não é mesmo? Fica aquela sensação de  trabalho desperdiçado, fora o receio de que o cheiro ruim fique impregnado na roupa e a preguiça de ter que fazer a lavagem toda outra vez.

Para evitar que isso aconteça, é importante que você tenha atenção em todas as etapas de cuidado com a roupa, desde o momento em que ela é separada para lavar, passando pela pré-lavagem, o momento de lavar em si, até a hora de secá-la. Erros simples em qualquer uma dessas fases podem acabar resultando em mau cheiro nas roupas após lavadas. E se os erros se acumularem ao longo das etapas, o odor só piora.

Aprenda, a seguir, como prevenir o mau cheiro nas roupas em cada um desses estágios.  Continue lendo

Doenças-de-inverno.jpg

Inverno gera doença? Saiba como prevenir doenças no frio

Friozinho, aconchego, fondue, caldos e aquela sensação gostosa de se aquecer debaixo do cobertor. O inverno tem todo o seu charme de uma estação única. Mas, como praticamente tudo nesse mundo, ele tem também seu lado negativo. A recorrência maior de determinadas doenças, principalmente aquelas de origem respiratória e que são transmissíveis, é um desses lados não tão legais do período.  Continue lendo

Edredons-e-cobertores.jpg

Veja como evitar e eliminar ácaros dos cobertores e edredons

Chega o inverno e uma das coisas mais prazerosas de se fazer é passar a noite – e, se possível, boa parte da manhã – debaixo de cobertores e edredons, curtindo o calor da cama e aquela preguiça que o friozinho traz junto com ele. Mas esse momento de relaxamento pode acabar trazendo problemas e até doenças, alergias e outras reações se as cobertas não estiverem devidamente limpas. Continue lendo

panela-de-inox.jpg

Saiba como devolver o brilho para as panelas de inox

As panelas de inox são o charme de muitas cozinhas por aí. O brilho típico do material deixa o ambiente com muito mais sofisticação e torna o ato de cozinhar bastante prazeroso. Dá praticamente pra se sentir um “master chef” com um conjunto de panelas desses, não é mesmo?

Mas esse apelo estético das panelas de inox, apesar de ser característico dos utensílios, não é eterno gratuitamente. Para que a beleza do material seja preservada, é necessário tomar cuidados frequentes no momento da limpeza das panelas para evitar manchas, riscos e outros danos.

Veja a seguir como fazer o cuidado diário desses utensílios e algumas receitas para manter o brilho, evitar manchas ou remover aquelas já existentes   Continue lendo

Lavar-Lã-Batida.jpg

Como lavar corretamente casacos de lã batida

Outono e inverno marcando presença no calendário, temperaturas caindo. É hora de se aquecer e se agasalhar melhor. Os casacos de lã batida e outras peças do tipo que ficaram esquecidas lá no fundo do guarda-roupa voltam à ativa e passam a ser mais usadas no período.

Mas para que sejam usados novamente e consigam resistir durante toda a estação, é preciso lavá-los. Primeiro, para remover o cheiro de “guardado” ou até mesmo de mofo depois de tantos meses esquecidos num canto em função do calor. Segundo, para garantir sua devida higienização ao longo de toda temporada de frio, quando eles serão bastante utilizados.

É aí, então, que surgem as dúvidas: lavar à mão ou à máquina? Como evitar as bolinhas? E como não estragar o tecido? Tire a seguir essas e outras dúvidas. Continue lendo

caseiroXindustralizados.png

Produtos de limpeza: receitas caseiras x industrializados

Um amaciante embalado, pronto pra uso e cheiroso ou uma mistura caseira de água, glicerina, sabonete e leite de rosas? Uma lista de elementos químicos com nomes estranhos e quase indecifráveis pra quem é leigo ou produtos conhecidos e corriqueiros, como vinagre, bicarbonato de sódio e limão?

Na hora de usar produtos de limpeza, tão necessários no dia a dia, é comum surgir uma dúvida sobre a possibilidade de substituí-los por receitas caseiras, com ingredientes que estão sempre à mão, na dispensa de qualquer casa.

Mas como decidir entre um e outro? Veja a seguir quais fatores pesar na balança e tome uma decisão mais bem informada. Continue lendo

limpar-couro.jpg

Como higienizar materiais em couro

Sejam móveis, calçados ou roupas e acessórios, peças de couro são um diferencial para a decoração da casa ou composição do visual. São elegantes, têm um charme quase eterno, caem bem com tudo e compensam o investimento muitas vezes alto. Ao mesmo tempo, a manutenção também deve ser à altura.

Higienizar materiais em couro é um processo fundamental para garantir que a tão famosa durabilidade das peças de fato se verifique na prática. É muito importante ter em mente que o couro nada mais é do que uma pele. Sendo assim, precisa de cuidados constantes para manter o viço.

Pense na sua própria pele: o que acontecerá se você deixar de tomar banho ou de usar produtos hidratantes? Certamente sua pele irá ressecar e ficar com um aspecto horrível, nada saudável. A lógica é a mesma para o couro. Continue lendo

Newsletter

Receba todas nossas novidades