Dia a dia com Louro

panela-de-inox.jpg

Saiba como devolver o brilho para as panelas de inox

As panelas de inox são o charme de muitas cozinhas por aí. O brilho típico do material deixa o ambiente com muito mais sofisticação e torna o ato de cozinhar bastante prazeroso. Dá praticamente pra se sentir um “master chef” com um conjunto de panelas desses, não é mesmo?

Mas esse apelo estético das panelas de inox, apesar de ser característico dos utensílios, não é eterno gratuitamente. Para que a beleza do material seja preservada, é necessário tomar cuidados frequentes no momento da limpeza das panelas para evitar manchas, riscos e outros danos.

Veja a seguir como fazer o cuidado diário desses utensílios e algumas receitas para manter o brilho, evitar manchas ou remover aquelas já existentes   Continue lendo

Lavar-Lã-Batida.jpg

Como lavar corretamente casacos de lã batida

Outono e inverno marcando presença no calendário, temperaturas caindo. É hora de se aquecer e se agasalhar melhor. Os casacos de lã batida e outras peças do tipo que ficaram esquecidas lá no fundo do guarda-roupa voltam à ativa e passam a ser mais usadas no período.

Mas para que sejam usados novamente e consigam resistir durante toda a estação, é preciso lavá-los. Primeiro, para remover o cheiro de “guardado” ou até mesmo de mofo depois de tantos meses esquecidos num canto em função do calor. Segundo, para garantir sua devida higienização ao longo de toda temporada de frio, quando eles serão bastante utilizados.

É aí, então, que surgem as dúvidas: lavar à mão ou à máquina? Como evitar as bolinhas? E como não estragar o tecido? Tire a seguir essas e outras dúvidas. Continue lendo

caseiroXindustralizados.png

Produtos de limpeza: receitas caseiras x industrializados

Um amaciante embalado, pronto pra uso e cheiroso ou uma mistura caseira de água, glicerina, sabonete e leite de rosas? Uma lista de elementos químicos com nomes estranhos e quase indecifráveis pra quem é leigo ou produtos conhecidos e corriqueiros, como vinagre, bicarbonato de sódio e limão?

Na hora de usar produtos de limpeza, tão necessários no dia a dia, é comum surgir uma dúvida sobre a possibilidade de substituí-los por receitas caseiras, com ingredientes que estão sempre à mão, na dispensa de qualquer casa.

Mas como decidir entre um e outro? Veja a seguir quais fatores pesar na balança e tome uma decisão mais bem informada. Continue lendo

limpar-couro.jpg

Como higienizar materiais em couro

Sejam móveis, calçados ou roupas e acessórios, peças de couro são um diferencial para a decoração da casa ou composição do visual. São elegantes, têm um charme quase eterno, caem bem com tudo e compensam o investimento muitas vezes alto. Ao mesmo tempo, a manutenção também deve ser à altura.

Higienizar materiais em couro é um processo fundamental para garantir que a tão famosa durabilidade das peças de fato se verifique na prática. É muito importante ter em mente que o couro nada mais é do que uma pele. Sendo assim, precisa de cuidados constantes para manter o viço.

Pense na sua própria pele: o que acontecerá se você deixar de tomar banho ou de usar produtos hidratantes? Certamente sua pele irá ressecar e ficar com um aspecto horrível, nada saudável. A lógica é a mesma para o couro. Continue lendo

insetos.jpg

Saiba como evitar proliferação de insetos na sua casa

Mosquitos, pernilongos, baratas, formigas… Se pensar nessas criaturas minúsculas isoladamente já não traz boas sensações, imagina uma proliferação de insetos! Pior: imagina uma invasão deles na sua casa? Justamente o lugar onde teoricamente você tem aconchego, tranquilidade e paz. Não dá, não é mesmo?

Ainda bem que existem estratégias para impedir a entrada deles na sua casa. E não são poucos os recursos. Desde produtos específicos, passando por receitas caseiras e algumas pequenas mudanças de hábito, você pode construir um ambiente à prova de proliferação de insetos. Continue lendo

Manchas-de-ferro.jpg

4 dicas para tirar as manchas de ferro da sua roupa

Passar roupas é a etapa final do processo de limpeza das roupas. É essencial para deixá-las prontas para o uso, completamente desamassadas. Ao mesmo tempo, porém é uma das tarefas mais delicadas do cuidado com as peças do vestuário. O calor do ferro é o que dá o acabamento perfeito, mas ele também pode ser o responsável por deixar marcas que podem danificar e até mesmo inutilizar as roupas.

Se você já se deparou com manchas de ferro nas peças sabe muito bem como é triste ver uma roupa marcada e, mais ainda, já deve ter se perguntado o que fazer para remover manchas desse tipo.  Continue lendo

Mosquito-da-dengue.jpg

Mosquito da dengue: saiba como combatê-lo

Um dos maiores inimigos do Brasil hoje é Aedes aegypti, o mosquito da dengue, e também responsável pela transmissão do vírus zika e da chikungunya. A chegada do verão torna-o ainda mais poderoso, pois ele se desenvolve mais rápido em altas temperaturas.

Chuvas, tão comuns no verão brasileiro, tornam ainda mais aguda a situação, pois elas ampliam os focos de água parada, onde são depositados os ovos do mosquito para que ocorra a reprodução.

Além disso, um único mosquito é capaz de causar um mal enorme. A fêmea, que é a responsável pelas picadas, pode colocar cerca de 500 ovos durante seu tempo de vida, que dura no máximo 45 dias. Nesse tempo, é possível picar até 300 pessoas! Imagine o que pode acontecer com uma grande proliferação de mosquitos?  Continue lendo

shutterstock_447526159.jpg

Como lavar roupas manchadas de desodorante

Quem nunca se incomodou ao se deparar com roupas manchadas na região das axilas? Verdade que é quase impossível evitar essas manchas amareladas ou esbranquiçadas. Isso porque tanto o suor quanto o desodorante são capazes de manchar roupas.

O suor libera sais e óleos que, ao secarem, deixam resíduos na roupa. Já o desodorante mancha as peças por causa dos componentes derivados do alumínio presentes em muitas fórmulas. Continue lendo

toalhas.jpg

Como eliminar manchas de protetor solar das roupas e toalhas

Proteger a pele dos efeitos nocivos do sol é fundamental, seja na hora de pegar aquela praia durante as férias ou no dia a dia. Evitamos riscos de queimadura, retardamos o envelhecimento e diminuímos as probabilidades do câncer de pele.

O único porém desse hábito super importante são as manchas de protetor solar que ficam nas roupas após o uso. Como abandonar o uso do produto está totalmente fora de cogitação, o jeito é aprender os melhores truques para retirar as manchas. Continue lendo

Newsletter

Receba todas nossas novidades