A água sanitária tem presença certa na rotina de limpeza de grande parte dos lares brasileiros. Versátil, ela pode ser utilizada em vários cômodos, como o banheiro, a cozinha e a área externa.
A ação antibacteriana facilita a limpeza dentro e fora de casa, sendo eficaz também para a retirada de manchas das roupas e até para a higienização de alimentos. A água sanitária é um produto potente e não deve ser misturado com outras substâncias, com exceção da água.
Embora ela seja muito conhecida, ainda existem muitas dúvidas sobre as funcionalidades e como ela pode ser utilizada de forma eficiente para a limpeza e a proteção da casa. Para descobrir a resposta dessas e de outras perguntas sobre a água sanitária, continue lendo o artigo!
Quais são as propriedades da água sanitária?
A água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio, um derivado do cloro. Ela possui um alto poder oxidante, o que a torna muito potente. Por isso, as versões vendidas nos supermercados possuem entre 2% a 2,5% de hipoclorito de sódio.
Ainda assim, para manuseá-la com segurança é preciso ter cautela e fazer uma diluição do produto com a água, pois ela não deve ser usada pura. A proporção da diluição depende de qual finalidade ela será utilizada. Por isso, siga sempre as recomendações apresentadas na embalagem.
Ela realiza uma limpeza profunda, desinfeta e é um poderoso alvejante para retirar manchas de roupas brancas. A ação germicida é indicada para desinfetar ambientes, superfícies e alimentos.
Como usar a água sanitária para a limpeza e a proteção da casa?
A água sanitária está entre os produtos de limpeza mais versáteis. E esse destaque não é à toa. A seguir, montamos uma lista com as principais finalidades para mostrar, na prática, como ela é eficaz para a limpeza e a proteção da casa.
Desinfetar banheiros, pisos e superfícies diversas
O banheiro e a cozinha são os locais com maior acúmulo de bactérias e microrganismos que podem causar doenças. Por isso, dar uma atenção especial para essas áreas é fundamental para cuidar da saúde.
Para a desinfecção do vaso sanitário, pias e ralos aplique meio copo (100 mL) de água sanitária no local e deixe agir por 10 minutos, em seguida, enxágue. Para a limpeza geral, dilua 1 copo (200 mL) do produto em 5 litros de água e enxágue após 10 minutos.
Alguns tipos de piso, como os de madeira, não se dão bem com substâncias mais agressivas como a água sanitária. Dessa forma, para evitar manchas e desgastes, faça um teste na área antes.
Retirar manchas de roupas brancas
A água sanitária, também conhecida como alvejante com cloro, é um produto que não pode faltar na lavanderia da casa. Ela tem a função de branquear as roupas, porém, deve ser utilizada apenas nas peças claras. Se for usada nas coloridas, ela pode provocar danos e desbotamentos.
Prevenir a COVID-19
A pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2) deixou ainda mais relevante a importância da limpeza e da higienização dos ambientes e dos objetos que fazem parte do nosso dia a dia.
Estudos comprovam que a utilização correta dos produtos de limpeza é capaz de eliminar o vírus que transmite a doença. A água sanitária pode ser utilizada para a desinfecção de superfícies, pisos, solas de sapato e até para a higienização das mãos (caso não seja possível utilizar água e sabão ou álcool em gel).
Para isso, o local precisa ser limpo para retirar todas as sujidades e, em seguida, a solução de água sanitária diluída em água deve ser utilizada para finalizar a limpeza. A realização dessa prática é recomendada para locais com casos comprovados da doença ou não.
Segundo o Conselho Federal de Química, para a desinfecção de calçados e quando não há casos confirmados de COVID-19, a concentração deve ser de 0,1%. Ou seja, em uma garrafa de 1 litro, coloque 50 mL de água sanitária e complete o recipiente com água.
Se houver casos confirmados da doença, a concentração deve ser maior, 0,5%. Assim, dilua 250 mL do produto em um recipiente de 1 litro e complete com água.
Além da COVID-19, ela é eficaz na luta contra a dengue, pois é capaz de eliminar as larvas do mosquito. Por isso, manter uma rotina de limpeza com esses cuidados é eficaz para a prevenção dessas e de outras doenças.
Higienizar alimentos
As folhas e frutas que serão consumidas cruas precisam ser higienizadas. A diluição recomendada é a de 1 colher de sopa rasa (15 mL) para cada 1 litro de água utilizado. Coloque os alimentos nessa solução por 15 minutos e, em seguida, enxágue bem para retirar todos os resíduos do produto.
Quais são os principais cuidados necessários ao utilizar a água sanitária?
Uma das dicas mais importantes é não misturar a água sanitária com outros produtos de limpeza, com exceção da água. Essa junção de substâncias químicas diferentes pode liberar gases tóxicos, como a mistura do hipoclorito de sódio com a amônia ou com o vinagre.
Além disso, use luvas para proteger as mãos ao manusear o produto (especialmente em caso de altas concentrações) e ao aplicá-lo, deixe o ar circular. Em contato com a pele, ela pode causar coceira e vermelhidão e ainda pode causar tosse e ânsia de vômito se for usada em excesso.
A água sanitária é um dos produtos de limpeza mais versáteis disponíveis no mercado. Ele alveja as roupas brancas, limpa e desinfecta os ambientes sendo capaz até de eliminar vírus e bactérias que afetam a nossa saúde. Para mais segurança e eficiência, não misture com outros itens de limpeza e invista em marcas de qualidade.
Sem dúvidas, a água sanitária Tá-Boa é um dos destaques da Use Louro. Ela possui um alto poder de ação, sendo uma grande aliada para a área interna e externa da casa. Clique aqui e saiba mais sobre o produto!