Você já ouviu falar sobre automação de varejo? Apesar de a expressão não ser muito conhecida, as transformações que ela representa são vistas no dia a dia de vários negócios e estão revolucionando o setor. As maquininhas de cartão e os totens para a consulta de preços são dois exemplos das facilidades que ela proporciona para o negócio e para os clientes.
Mas não para por aí. Nos últimos 20 anos, a tecnologia se tornou um importante aliado para o varejo, que precisa se adaptar para não perder espaço para os concorrentes.
Os investimentos em ferramentas são fundamentais para melhorar a gestão do negócio. Esse tema é relevante tanto para empresários de minimercados, quanto para redes de supermercados, pois ela pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada negócio.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar o que é e como funciona a automação de varejo. E ainda, quais são as vantagens de usar um sistema integrado para a gestão de mercados.
Boa leitura!
O que é automação de varejo?
Automação de varejo é caracterizada pela utilização de softwares e hardwares para controlar processos automaticamente. Ou seja, essas ferramentas e sistemas substituem tarefas manuais. Mesmo sem saber o que isso significa, essas tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia. Seja aprimorando a experiência dos clientes, quanto facilitando as tarefas operacionais nas empresas.
Esses softwares são chamados de ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema integrado de gestão empresarial. Com essa ferramenta é possível controlar processos internos e integrar as informações de diversos setores.
Nas últimas décadas, ela deixou de fazer parte apenas de tarefas administrativas e financeiras e ganhou ainda mais destaque. Atualmente, está presente também no atendimento ao cliente e nas lojas online.
Qual a importância da automação de varejo?
A automação de varejo tem se tornado um diferencial para quem a utiliza, sendo uma tendência que está revolucionando o setor. Ela tem ganhado espaço no mercado por usar a tecnologia para melhorar os seus processos.
As necessidades do consumidor mudaram nas últimas décadas e as empresas que estão mais abertas à transformação digital saem na frente. De forma geral, os clientes valorizam agilidade, segurança e eficiência. Esses atributos podem ser alcançados com a automação de varejo.
Além dos softwares para o controle financeiro, os caixas do supermercado, as maquininhas de cartão e os totens para verificar o preço dos produtos são exemplos de automação de varejo. Elas contribuem diretamente para uma boa experiência dos clientes por tornarem o atendimento mais ágil, prático e seguro.
Quais as vantagens da automação de varejo para as empresas?
A automação de varejo utiliza a tecnologia para melhorar os processos e a produtividade da empresa. Porém, não existe um modelo ideal de automação de varejo. Ela deve ser aplicada de acordo com as necessidades e os objetivos de cada negócio.
Seja qual for o tamanho ou o setor, as vantagens de utilizar softwares para gerenciar tarefas de gestão são várias. Abaixo, vamos mostrar as 5 principais.
1. Controle de estoque
O controle de estoque é uma das tarefas mais importantes no varejo. Na medida que o negócio cresce, o fluxo de mercadorias também aumenta, aumentando o risco de falhas operacionais. Uma gestão eficiente de estoque consegue diminuir a taxa de perdas de produtos, os problemas de contagem e entre outros desafios que envolvem esse setor.
O uso da automação de varejo torna essa tarefa muito mais fácil por meio de um sistema ERP. Com o auxílio de códigos de barras e outros dados, é possível controlar a entrada e a saída de forma rápida e eficiente. Dessa forma, com alguns cliques é possível saber exatamente quais itens estão no estoque e a quantidade de cada um.
A partir dos dados gerados com as vendas, a equipe pode estimar o melhor momento para renovar o estoque e também, entender o comportamento e os gostos de compra dos clientes. Assim, será possível se planejar e colocar em prática as estratégias para maximizar os lucros.
2. Mais dados para tomar decisões
Tomar decisões com base em “achismos” não é a melhor forma de gerir um negócio. Os dados são ferramentas relevantes para o processo decisório. E o melhor: com a automação de varejo eles são coletados de forma fácil e rápida.
O sistema ERP fornece dados de vários setores, assim, o gestor consegue gerenciar as contas a pagar e a receber, a produtividade dos funcionários, o controle das mercadorias, entre outras informações.
Outra fonte de dados importante são as informações das vendas dos clientes. A partir delas, o empreendedor consegue capturar informações valiosas para o negócio, como o horário de pico de vendas e os produtos mais vendidos.
3. Mais eficiência nos processos
A prática de usar cadernos ou planilhas para controlar os processos do varejo é uma forma ultrapassada de gerir um negócio. Quanto maior o fluxo de clientes, maior será a quantidade de mercadorias envolvidas nesse processo. Nesse cenário, é fundamental contar com a ajuda de ferramentas para agilizar as tarefas e aumentar as vendas.
No caso do atendimento, quando a automação de varejo está presente em um supermercado, o cliente tem mais liberdade para fazer as compras. Seja para consultar os preços dos produtos ou até realizar o pagamento dos produtos sozinho (modalidade chamada de self-checkout).
Na hora do pagamento, o código de barras nas mercadorias está integrado ao estoque, minimizando a possibilidade de erros no controle do inventário. Com isso, podemos concluir que todas as ações que proporcionam uma maior eficiência nos processos também impactam diretamente na redução dos custos.
4. Integração das informações
Com alguns cliques é possível visualizar relatórios sobre as vendas, o estoque, o financeiro, a gestão dos funcionários, a contabilidade e o que mais o gestor quiser no momento. Na prática, a automação de varejo substitui várias planilhas diferentes em um único sistema, que pode ser acessado pelos colaboradores.
Assim, todos os processos são monitorados pelo gestor, desde a solicitação das mercadorias para os fornecedores até a saída do produto após a compra do cliente. Com mais tarefas automatizadas, menos risco de erros, fraudes e alterações indevidas nas informações.
5. Apoio para estratégias de vendas
Entender os gostos e o comportamento dos clientes estão entre as principais estratégias utilizadas para aumentar as vendas. Com a automação de varejo essa tarefa fica mais fácil devido ao sistema integrado com todas as informações disponíveis.
Dessa forma, é possível descobrir quais são os produtos mais vendidos, os que estão encalhados e os horários de maior pico de clientes para planejar promoções. Esses dados são valiosos para minimizar as perdas e aumentar a lucratividade do mercado.
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