Você usa sabão em pó ou sabão líquido para a lavagem das roupas? Será que realmente existe diferença entre esses produtos de limpeza? Esse tipo de dúvida sobre o processo de lavagem das roupas é muito comum. Afinal, detalhes fazem toda a diferença no resultado final das peças.
As duas versões cumprem com eficiência o seu papel: retirar as sujidades dos tecidos. Porém, existem diferenças com relação à rentabilidade e concentração. Na prática, o sabão líquido é mais concentrado e dilui com mais facilidade do que o sabão em pó. Assim, o risco de encontrar manchas de produto nas roupas é mais comum na versão em pó.
O sabão — seja qual for a versão — é uma substância tensoativa que diminui a tensão que mantém a água e a sujeira (óleo) separados. Desse modo, ele facilita a limpeza, pois formam micelas que prendem as moléculas de gordura, um processo chamado de emulsificação.
Para tirar todas as dúvidas sobre qual tipo é o melhor, vamos mostrar as principais diferenças entre o sabão em pó e o sabão líquido. Assim, você vai ter propriedade para escolher a melhor opção.
Boa leitura!
Quando usar o sabão em pó?
O sabão em pó é o produto mais lembrado na hora de lavar as roupas, seja na mão ou na máquina. Ele possui mais aditivos na sua fórmula, tornando-o mais agressivo do que o sabão líquido. Desse modo, é indicado, principalmente, para tecidos mais resistentes, como o jeans e peças de fibras sintéticas.
O produto também é ideal para sujeiras mais pesadas. Uma forma de facilitar a retirada das manchas é fazer uma pré-lavagem. Dilua o sabão em pó em água e coloque a mistura sobre a mancha. Em seguida, deixe a peça de molho por até 2 horas antes de colocá-la na máquina.
Quando usar o sabão líquido?
O sabão líquido é uma opção que está ganhando espaço nos lares brasileiros. E não é por acaso. Ele é mais concentrado do que a versão em pó, o que a torna mais econômica devido ao maior rendimento. E ainda, a diluição de um produto líquido é mais fácil, diminuindo as chances de manchas de sabão nas roupas após a lavagem.
Ele pode ser utilizado em roupas brancas e coloridas, sendo uma ótima opção para realçar as cores dos tecidos, pois o risco de desbotamento é menor. O poder de limpeza é mais suave, característica que ajuda a conservar melhor os tecidos delicados, como a lã, a seda e o tricô.
O Lava Roupas Concentrado da Use Louro é um exemplo disso. A fórmula retira as manchas e as sujeiras de forma eficiente sem abrir mão da economia. O modo de usar é fácil: use 100 mL (o equivalente a meio copo) ou a quantidade indicada no dispenser da máquina de lavar.
Por ser concentrado, ele rende mais, trazendo mais economia para o orçamento doméstico. Pode ser utilizado em conjunto com o alvejante sem cloro para retirar as manchas das roupas brancas e coloridas.
Como lavar roupas de forma fácil? Confira 5 dicas essenciais para essa tarefa
Lavar roupa faz parte da rotina doméstica de todo mundo, por isso, saber como realizar essa tarefa de forma correta é fundamental. Por isso, listamos 5 dicas para deixar as roupas limpas e conservadas por mais tempo. Confira!
1. Separe as peças por cor e por tipo de tecido
O processo de lavagem na máquina ou na mão é simples, mas existem alguns truques para que as peças não desbotem ou sofram alguma alteração durante o processo.
Antes da lavagem, separe as peças por cor, tipo e nível de sujidade. Ou seja, lave separadamente as roupas brancas das coloridas e em categorias, como: roupas de cama, panos de chão, roupas de bebê, roupas de banho, e por aí vai.
A partir dessa lógica é possível escolher corretamente o ciclo de lavagem da máquina e a quantidade de sabão em pó/sabão líquido e amaciante serão necessários.
2. Tire as manchas antes do processo de lavagem
Apesar do sabão tirar a sujeira, se a peça estiver com uma mancha difícil de tirar, será necessário fazer uma pré-lavagem. O alvejante é o maior aliado nesse momento para retirar as mais difíceis sem desbotar o tecido. Deixe a peça de molho por, no máximo, 15 minutos e em seguida a coloque na máquina para completar a lavagem.
3. Leia a etiqueta das peças para descobrir a melhor forma de lavá-las
A etiqueta das roupas contém dicas valiosas sobre a melhor maneira de lavar a peça. Os símbolos indicam se ela pode ou não ser lavada na máquina, qual a temperatura ideal da água, se o alvejante é liberado ou não, entre outras informações.
Seguir o que está na etiqueta aumenta a vida útil da peça e garante os melhores resultados durante a lavagem.
4. Use a quantidade certa de sabão em pó/sabão líquido
Uma reclamação comum entre as pessoas que utilizam sabão em pó são as manchas do produto na roupa. O problema acontece quando o produto não dilui completamente, o que também pode acontecer com o sabão líquido se ele for usado em uma quantidade maior do que o necessário.
Desse modo, fique atento à quantidade utilizada. Ao usar pouco produto, o resultado da lavagem pode não ser satisfatório. Enquanto usar mais sabão em pó/sabão líquido do que o necessário pode danificar as roupas e tecidos e ainda, deixar um cheiro desagradável nas peças.
Outra forma de evitar esses casos é não jogá-lo direto nas roupas. Sempre siga a quantidade recomendada na embalagem ou da máquina de lavar para não ter erro e, é claro, economizar.
5. Vire as roupas do avesso durante a lavagem
O atrito causado pela movimentação da máquina pode desgastar as fibras das roupas com o passar do tempo. O resultado pode aparecer com a formação de bolinhas e desbotamento. Por isso, além de usar o sabão líquido para diminuir o atrito, vire as roupas mais delicadas ao avesso antes de colocá-las na máquina.
Como vimos, tanto o sabão em pó quanto o sabão líquido são eficientes na tarefa de tirar a sujeira e as manchas das roupas. Porém, existem algumas diferenças entre eles.
O sabão líquido é mais concentrado e dilui com mais facilidade, ou seja, rende mais do que a versão em pó. Além disso, ele é o mais indicado para as peças delicadas e coloridas, enquanto o sabão em pó é recomendado para tecidos mais resistentes.
Outra dúvida comum é sobre o maior aliado para retirar manchas difíceis: o alvejante. Por isso, fizemos um post completo sobre como escolher o melhor alvejante para as suas roupas. Confira!