Casa Dicas Limpeza

O alvejante sem cloro e suas multifunções

alvejante sem cloro e suas multifunções

Aliado indispensável na hora de lavar as roupas, o alvejante sem cloro está sempre “a postos” para ajudar na remoção de manchas das roupas sem danificar o tecido – a exceção são seda, lã e viscose, que não se dão bem com o produto. E ele ainda pode dar aquela forcinha para reavivar as cores das peças do vestuário.

Tudo isso graças à presença da água oxigenada na fórmula, que ao reagir com a água facilita a remoção da sujeira. O que nem todo mundo sabe é que o alvejante sem cloro é um produto altamente versátil, capaz de sair da lavanderia e cumprir com louvor a função de limpeza e higienização de outros ambientes da casa.

O livro “10,001 Time Saving Ideas” (10.001 ideias para poupar tempo, em tradução livre) elenca uma série de usos possíveis para este produto, dentre as muitas dicas que dá para facilitar as tarefas básicas do dia a dia.

10 funções do alvejante sem cloro que você não conhecia

1. Clarear objetos de vidro

Quer ver os seus copos, jarras e outros artigos de vidro ficarem brilhando como se fossem cristal? Coloque uma colher de sopa do alvejante sem cloro no detergente que você normalmente usa para lavar a louça. Lave como de costume utilizando a solução e seque com um pano de prato.

2. Eliminar ervas daninhas

Despeje uma pequena quantidade de alvejante sem cloro sobre as ervas daninhas que insistem em atrapalhar o seu jardim. Aguarde no máximo dois dias e remova as plantas indesejadas. A ação do alvejante vai impedir que elas voltem a crescer. Tome cuidado apenas para não deixar que o alvejante caia sobre as plantas que você deseja manter em casa.

3. Higienizar ferramentas de jardinagem

Ainda no jardim, você pode usar o alvejante sem cloro para facilitar a limpeza das ferramentas usadas para cuidar das plantas. A receita é misturar meio copo do produto para cada litro de água. Use a solução para limpar os objetos e deixe secar.

4. Tirar o mofo

O alvejante sem cloro pode ser usado também para remover o mofo de ambientes externos e internos. Por exemplo, ele pode ser a solução para acabar com aquele mofo insistente que fica no rejunte dos azulejos do banheiro ou das cortinas de plástico do box. Manchas e mofo em pisos de cimento ou tapume também podem receber a ação do produto.

5. Limpar bancadas de cozinha

Você pode limpar as bancadas da sua cozinha com um alvejante sem cloro. Para isso, basta misturar uma pequena quantidade do produto com água. Passe o pano com movimentos circulares e depois seque a superfície.

6. Limpar lixeiras

Nem sempre a gente se lembra de limpar lixeiras. Mas é preciso fazer essa higienização de tempos em tempos e o alvejante sem cloro pode ajudar nessa tarefa. Basta misturar o produto com detergente e água. Mergulhe uma escova de limpeza na solução e esfregue a lixeira. Enxágue e deixe secar.

7. Lavar objetos em geral

Sabe aquelas tralhas que estão guardadas há tempos, pegando poeira e até mofo? O alvejante sem cloro pode servir para lavá-las com mais facilidade. Deixe esses objetos de molho por, no máximo, dez minutos em uma solução com alvejante, um detergente antibacteriano (para uma limpeza mais esterilizante) e água. Depois do tempo sugerido, enxágue e deixe secar ao ar livre, naturalmente.

8. Limpar superfícies diversas

Uma outra função do alvejante sem cloro é servir como um limpa tudo para superfícies em geral dentro de casa. Misture uma pequena quantidade do produto com água quente e coloque em um borrifador. Distribua a mistura em um pano de limpeza e use para tirar a sujeira de móveis, bancadas e outras superfícies.

9. Dar brilho à porcelana

É possível ainda usar o alvejante sem cloro para fazer uma limpeza extra em itens de porcelana. Mas, atenção: o recomendado é que ele só seja aplicado em porcelana branca. Em objetos coloridos, a cor pode desbotar. Feita essa ressalva, a parte prática: cubra a porcelana com papel toalha e borrife alvejante diluído sobre o mesmo. Deixe agir por 15 minutos, enxágue e seque com uma toalha.

10. Aumentar o tempo de vida de botões de flores

Você gosta de colocar botões de flores em vasos d’água, mas sente que eles murcham rápido? Para cada litro de água, adicione três gotas de alvejante e uma colher de sopa de açúcar. A promessa é que a mistura ajuda a dar vida mais longa aos botões.

Impressionantes as multifunções desse produto, não é mesmo? Neste artigo mostramos como usá-lo em outras funções fora da lavandaria, mas sabemos que também existem muitas dúvidas sobre esse assunto.

Para não arruinar mais nenhuma peça de roupa, confira o nosso post sobre como usar o alvejante sem cloro corretamente!

Author

UL-4dministrador

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento via WhatsApp